Chávez diz que vai criar 'eixo do bem' com Morales

Por Gazeta Admininstrator

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse nesta terça-feira que ele e o futuro presidente boliviano, Evo Morales, vão constituir o "eixo do bem" em oposição ao "eixo do mal".
A expressão "eixo do mal" foi cunhada em 2002 pelo presidente americano, George W. Bush, para se referir ao Iraque, ao Irã e à Coréia do Norte, então todos rivais americanos no cenário internacional.

As declarações de Chávez foram feitas antes da chegada de Morales a Caracas, na segunda visita do presidente eleito da Bolívia a outro país desde que foi eleito, no mês passado.

"O eixo do mal, vocês sabem quem é o eixo do mal? Washington, aquilo é que é o eixo do mal. E seus aliados no mundo, que ameaçam, que invadem, que matam, que assassinam. Nós estamos criando o eixo do bem. Estamos criando o eixo do bem, o novo eixo do novo século", disse o presidente da Venezuela.

Antes, o porta-voz de Morales, Alex Contreras, indicou que a intenção do presidente eleito da Bolívia é criar o "eixo do bem" com Chávez e o presidente de Cuba, Fidel Castro, segundo o jornal boliviano El Mundo.

"Novo milênio"

Ainda de acordo com o jornal El Mundo, o presidente eleito da Bolívia gostaria de visitar os Estados Unidos, mas não foi convidado.

"Asseguro que se houvesse um convite do governo dos Estados Unidos, Evo atenderia. Ele está disposto a dialogar, a conversar e negociar com todos os governos que o convidem", disse Contreras, de acordo com o jornal boliviano.

Em Caracas, Morales disse que estes "são novos tempos". "Estamos em uma nova era, é um novo milênio para o povo e a Bolívia se une a essa luta antineoliberal e antiimperialista", disse Morales em Caracas."

Segundo a agência de notícias Associated Press, o presidente eleito da Bolívia também prometeu "mudar a América Latina".

"Estamos em novos tempos, um novo milênio para o povo e não para os impérios", disse Morales, segundo a AP.

A agência também destaca que Chávez é o segundo líder a ser visitado por Morales, que já tinha se encontrado com Fidel Castro.

O presidente eleito da Bolívia vai também visitar Brasil, China, Espanha, França, Bélgica e África do Sul nos próximos dez dias.

Evo Morales deve assumir a Presidência no dia 22 deste mês.