Chefe da FDA estará na primeira audiência sobre a epidemia de meningite

Por Gazeta News

meningite

Um comitê de legisladores está investigando o surto de meningite em todo o país, e convocou a chefe do Food and Drug Administration para depor na primeira audiência no Congresso sobre o assunto, na próxima semana. A Comissária da FDA Dr. Margaret Hamburg vai comparecer perante a comissão, no dia 14 de novembro, disse o Energy and Commerce Commitee. No dia seguinte, ela irá comparecer perante o comitê de saúde do Senado, que também está investigando o surto. Com informações da Associated Press.

Os Centros para Controle e Prevenção de Doenças (CDC, em inglês) relataram 419 casos de meningite causadas por injeções contaminadas de esteroides distribuídos pela New England Componding Center. Trinta pessoas morreram como resultado do surto, a agência informou no dia 5.

Funcionários da comissão disseram que também convidaram Barry Cadden, co-fundador da farmácia especializada ligada ao surto, e James Coffey, diretor do Conselho de Registro de Farmácias em Massachusetts. Os dois não haviam confirmado presença até o fechamento desta edição.

Farmácias tradicionalmente atendem aos pedidos especiais de médicos para pacientes individuais, manipulando um pequeno número de fórmulas personalizadas a cada semana. Mas algumas farmácias, como a NECC, têm crescido em maiores proporções nos últimos anos, fornecendo grandes encomendas de medicamentos a milhares de médicos e hospitais em todo o país.

Nas últimas semanas, os inspetores do departamento do FDA de departamento de saúde de Massachusetts relataram condições não esterilizadas nas instalações da farmácia localizada em Framingham, Massachusetts. A mais recente inspeção da FDA descobriu resíduos verde e amarelo, gotas de água e água parada dentro ou em torno das salas de produção que deveriam ser esterilizadas.

Legisladores da Câmara e do Senado pediram audiências para examinar como o surto poderia ter sido evitado.

Farmácias de manipulação há muito tempo operam em uma área legal cinzenta entre as leis estaduais e federais. Todas as farmácias, incluindo farmácias de manipulação, têm sido regulamentadas por conselhos de farmácia estaduais. No entanto, o FDA tentou exercer sua autoridade nos casos em que os principais problemas surgiram. Em vários casos, os tribunais federais têm decidido que a agência extrapolou seus limites.

Os funcionários do FDA disseram, no mês passado, que novas leis podem ser necessárias para esclarecer o papel do governo federal na fiscalização de farmácias de manipulação.

Mais complicações para alguns pacientes Alguns pacientes que desenvolveram meningite fúngica ligada ao surto nacional estão enfrentando mais problemas de saúde, disseram autoridades.

Os pacientes não estão apenas desenvolvendo meningite, uma inflamação do fino tecido ao redor do cérebro e da medula espinhal. Alguns também estão desenvolvendo um abcesso peridural, que é uma acumulação de pus entre o revestimento externo do cérebro e da medula espinhal e dos ossos do crânio ou coluna.

O CDC agora lista abscesso, meningite e derrame epidural entre os 409 casos de infecção fúngica, mas também diz que 10 pessoas sofreram infecções articulares periféricas por causa dos produtos da NECC.

Abscessos são descobertos geralmente com ressonância magnética. Alguns pacientes com meningite foram submetidos a uma ressonância magnética onde não foram encontrados abscessos. Duas ou três semanas depois, uma outra ressonância magnética detectou abscesso após pacientes relatarem dor nas costas.

Em Michigan, que tem a maioria das doenças ligadas aos medicamentos contaminados, quase metade dos pacientes têm desenvolvido um abscesso.