Chefe de defesa de Trump viaja para Ásia em apoio a aliados

Por Gazeta News

U.S. President-elect Donald Trump (L) greets retired Marine Gen. James Mattis for a meeting at the main clubhouse at Trump National Golf Club in Bedminster, New Jersey, U.S., November 19, 2016. REUTERS/Mike Segar
[caption id="attachment_136480" align="alignleft" width="238"] Donald Trump e seu secretário de Defesa, James Mattis. Foto: Mike Segar - Reuters.[/caption]

Osecretário de Defesa do presidente Donald Trump, James Mattis, viajou para a Ásia nesta quarta, dia 1º, a fim de garantir os compromissos de segurança dos EUA e estreitar as relações com os países aliados, Coréia do Sul e Japão.

A viagem é a primeira do general marinho aposentado desde que se tornou o chefe do Pentágono do novo governo americano e é também a primeira viagem estrangeira de um secretário de alto escalão de Trump.

Autoridades dizem que o fato de Mattis se dirigir pela primeira vez para a Ásia - ao invés de talvez visitar tropas no Iraque ou no Afeganistão – se deve ao objetivo de reafirmar os laços com os dois aliados asiáticos que hospedam quase 80 mil soldados americanos e a importância da região em geral.

Essa reafirmação dos EUA pode ser crítica depois que Trump questionou o custo de tais alianças dos EUA durante sua campanha eleitoral.Ele também provocou polêmica ao tirar os EUA do Tratado Transpacífico - acordo de comércio que o Japão defende.

O próprio Trump falou com os líderes do Japão e da Coréia do Sul nos últimos dias e receberá o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, em Washington, no dia 10 de fevereiro.

Mattis deixa os Estados Unidos nesta quarta, dia 1º de fevereiro, indo primeiro para Seul antes de seguir para Tóquio no dia 3, em meio às preocupações com o programa de mísseis da Coréia do Norte e as tensões diplomáticas entre EUA e a China.

Com informações da Reuters.