Chega a 19 o número de mortos por tornado que atingiu a Flórida

Por Gazeta Admininstrator

Já chega a 19 o número de pessoas que morreram durante uma violenta tempestade, qualificada de tornado por alguns especialistas, que castigou na noite de quinta-feira (1º) o centro da Flórida.
A tempestade, que surpreendeu a população enquanto dormia, causou danos consideráveis, como mostraram as imagens aéreas do condando de Lake, revelando vastas áreas assoladas com centenas de casas reduzidas a escombros.

Mais de 500 casas, prédios e escolas foram danificadas ou completamente destruídas na região próxima a Orlando, um dos grandes pólos de turismo dos Estados Unidos. Os parques da Disney e da Universal, entretanto, as principais atrações, não tiveram danos.

Carros foram levados e virados pela tempestade e nos destroços que se podiam ver no meio das ruas havia móveis, sofás, geladeiras além de madeira e tijolos.

"Temos danos importantes nas estradas, uma igreja completamente destruída", declarou aos jornalistas Kevin Lenhart, porta-voz do serviço de emergência do condado de Lake, a 64 km de Orlando.

A tempestade ocorreu durante a noite, "muito rápido e no pior momento", enquanto as pessoas dormiam, acrescentou.

Estima-se que 20 mil pessoas possam ter ficado sem energia elétrica e uma auto-estrada foi interrompida depois de ter sido palco de vários acidentes de trânsito.

Segundo Lenhart, o número de mortes confirmadas até a noite desta sexta é de 19, mas ainda é possível que este número cresça.

Equipes de resgate passaram a sexta-feira em busca de vítimas e sobreviventes que ainda podem estar presos nos destroços.

A Cruz Vermelha abriu abrigos para as pessoas que ficaram desabrigadas.

Cerca de mil tornados atingem os Estados Unidos anualmente, deixando uma média de 80 mortos por ano.