Chegou a época de se preparar para furacão

Por Arlaine Castro

water bottles
Chegou a hora de se preparar novamente: nesta sexta-feira, 1º de junho, começa a nova temporada de furacões que vai até 30 de novembro. Este ano, as previsões indicam uma atividade de tempestades um pouco acima do normal no Atlântico. A primeira tempestade subtropical nomeada já se formou – Alberto- que trouxe fortes chuvas e ventos para o Golfo do México e partes da Flórida. De acordo com National Hurricane Center, este ano estão previstas de 10 a 12 tempestades nomeadas, sendo 5 a 9 delas furacões. Como acontece anualmente, durante o “tax holyday”, famílias da Flórida poderão economizar mais de $4,5 milhões, de acordo com o governo do estado. De 1° a 7 de junho, quem comprar suprimentos de furacão poderá economizar nos impostos em razão do “2018 Disaster Preparedness Sales Tax Holiday”. Por exemplo, será possível economizar até $45 dólares em impostos na compra de um gerador. É possível ver a lista completa dos itens que se qualificam no seguinte link:floridarevenue.com/disasterprep. Suprimentos de furacão estarão isentos de imposto de 1° a 7 de junho Furacão: saiba como se preparar e onde se abrigar As autoridades sempre orientam aos moradores para se prevenir e tomarmedidas de proteção, bem como manter algum plano de emergência familiar, em preparação para a chegada de qualquer furacão. As cidades da Flórida mantêm abrigos e sempre avisam quando estarão abertos. Dentre as dicas essenciais estão:
  • Coloque protetores nas janelas e portas; • Faça planos para evacuar; • Não apare árvores e vegetação no momento. Recolha grandes itens e galhos de árvores soltos em torno de sua casa ou empresa; • Diminua a temperatura da geladeira e do freezer para o mínimo possível para que em caso de falta de energia esteja tudo o mais gelado possível; • Congele água em sacos plásticos e garrafas plásticas porque ajudará a manter os alimentos gelados por mais tempo, ou até para consumo; • Encha banheiras e baldes com água para usar nos banheiros e para lavar louça. • Evite sujar louça, use descartáveis. • Tenha todos os telefones totalmente carregados e os use para comunicação essencial apenas; • Não estacione carros embaixo ou próximos a árvores; • Retire tudo que tenha no quintal para evitar que qualquer objeto seja atirado na sua própria casa ou de seus vizinhos. Em caso de haver piscina, objetos como cadeiras e mesas podem ser mergulhados nela; • Guarde documentos importantes, como passaportes e seguro da casa, em sacos plásticos; • Não mantenha velas acesas durante a noite.
Kit de Emergência – Um galão de água por pessoa por dia. (1 galão = 3.78 litros) ; – Comidas não perecíveis (ex: enlatados) para no mínimo 72 horas; – Abridor de lata manual; – Rádio ou televisão portátil à pilha; – Pilhas extras; – Lanterna, velas, fósforos; – Em caso de estar sob cuidados médicos, lembre-se de estocar medicamento extra; – Fogão pequeno à gás, fósforos e isqueiros; – Protetor solar, repelente para insetos; – Produtos de higiene; – Utensílios descartáveis (ex: pratos, talheres, copos); – Medicamentos especiais, relativos a tratamento médico específico; – Kit de primeiros socorros; – Dinheiro; – Extintor de incêndio pequeno. – Comida, água, medicamento (se necessário) e produtos de higiene para os animais de estimação suficientes; – Fraldas e fórmulas para bebês para no mínimo uma semana; – Tenha uma muda de roupa e cobertor. Cuidado com geradores: evite exposição ao Monóxido de Carbono O Departamento de Saúde da Flórida (DOH) sempre orienta aos moradores quanto ao perigo da exposição ao monóxido de carbono (CO) com geradores, aparelhos movidos a gás e grelhas e churrasqueiras a carvão ou a gás. Por isso, o DOH recomenda as seguintes precauções para evitar o envenenamento por monóxido de carbono: - Não acenda churrasqueiras a carvão ou a gás dentro de uma casa, garagem, veículo, tenda ou lareira. - NUNCA use um gerador dentro de casa, incluindo em casas, garagens, porões, espaços de rastreamento, e outra fechada ou parcialmente fechados, mesmo com ventilação. Abrir portas e janelas ou usando ventiladores não impedirá CO de ficar dentro da casa. - Sempre coloque o aparelho ao ar livre em uma superfície seca, longe de portas, janelas, aberturas e equipamentos de ar condicionado. Siga as instruções que vêm com o seu gerador. - Instalar detectores de CO a pilhas em sua casa, de acordo com as instruções de instalação do fabricante. - Teste os alarmes de CO com frequência. - Se começar a sentir-se mal, tonto, ou fraco, enquanto estiver usando um gerador, corra para um local com ar fresco IMEDIATAMENTE. Se você tiver uma emergência por envenenamento, ligue para 1-800-222-1222. Se a vítima desmaiar ou não estiver respirando, ligue para o 911. Brasileira perde plantação de laranja com a passagem do furacão Mortes pelo furacão Irma chegam a 31 nos EUA Catarinense entra em trabalho de parto durante o furacão Furacão Irma toca Florida Keys e segue para oeste