Chegou aos 50 anos? Como está a sua vida financeira?

Por Claudia Fehribach

50-anos

Com o aniversário de 50 anos chegando, é natural pensar pra onde o tempo foi e o que está reservado para o futuro. As pessoas começam a refletir sobre os marcos que passaram por toda a sua vida e a maravilha dos poucos marcos deixados.

Cinquenta é uma boa idade. É o momento perfeito para fazer um balanço de tudo em sua vida e começar a analisar as suas realizações, bem como os objetivos para os quais você ainda está se esforçando.

Quando as pessoas fazem 50anos, o que eles fazem nos próximos anos, até a atingir a idade de aposentadoria, são passos essenciais para determinar o quão bem eles podem desfrutar quando aposentados.

A maioria das pessoas já tem um plano financeiro em ação quando atinge os 50. Pense no seu plano financeiro para esta época. Você guardou o suficiente? Tem um plano qualquer de aposentadoria? Este plano inclui investir uma quantidade de seus ganhos em uma base regular. Um 401k ou um plano de previdência privada, por exemplo. Ao chegar aos 50, é o momento de pensar em como fazer alterações necessárias e ver onde você está financeiramente, em vez de desenvolver um plano a partir do zero - o que não quer dizer que você não possa começar algo agora se ainda não tem nada organizado neste sentido. Antes tarde do que nunca!

Confome a vida acontece, objetivos mudam. Às vezes, você pode considerar que você precisa se mudar para mais perto de sua família, ou você percebe que nunca deixou sua cidade pequena e gostaria de ver um pouco mais do mundo.

Outro momento em que você pode querer reconsiderar o seu plano financeiro é quando todos os seus filhos se foram e estão fora de casa, seja em uma faculdade ou começando uma vida nova em suas próprias casas.

Com a atual volatilidade nos mercados, não há como dizer o que o futuro nos reserva.

Algumas pessoas sabem que querem eventualmente se aposentar, e outros querem trabalhar a vida toda. No entanto, isso nem sempre é possível. A melhor estratégia é ter um fundo preparado para a sua aposentadoria, assim, a decisão de continuar a trabalhar vira uma questão de opção, e não de necessidade.

Outra coisa a se considerar nesta idade é sobre os nossos pais. Os pais cuidaram de seus filhos por muito tempo, mas à medida que envelhecem, é da responsabilidade dos filhos garantir que eles estão recebendo o cuidado e a assistência de que necessitam à medida que atingem os estágios finais de sua vida. Você se preparou para isto? Eles tem condições de ficar sozinhos? Eles tem que vir morar com você?

Mais um ponto a se pensar: há pessoas que chegaram aos 50, se divorciaram e, agora, casaram-se novamente. Você se preparou para isto? O seu novo cônjuge foi nomeado como o beneficiário em seu testamento, ou a sua ex-esposa(o) continua listado como o único que vai receber tudo se você morrer inesperadamente?

Você também pode querer considerar, se você tem filhos mais jovens, quem vai cuidar deles se algo acontecer com você. É muito importante ter um testamento em qualquer idade, mas a partir dos 50 deveria ser lei.

Se ocorrer algo trágico, você quer ter certeza de que tudo está definido para a sua família ter uma transição sem problemas.

Chegar nesta fase da vida pode e deve ser uma maravilha, desde que você tenha feito o planejamento necessário. Se você ainda não fez, não espere mais. Está na hora de correr atrás do tempo perdido.

Planejamento é tudo na vida. Nem sempre as coisas acontecem como o planejado, mas é muito mais facil mudar os planos do que ter que começar do zero.

Uma semana superprodutiva a todos!