Chicago: Mexicana se esconde em igreja para não ser deportada.

Por Gazeta Admininstrator

Chicago – Defensores de imigrantes em todo os EUA vêm aderindo à causa de uma mãe solteira que buscou refúgio em uma igreja de Chicago em vez de se apresentar às autoridades que fariam sua deportação para o México. Já as autoridades federais dizem que não há direito de asilo em uma igreja segundo as leis norte-americanas.

Elvira Arellano, de 31 anos, continuava nesta quarta-feira (16) pelo segundo dia no interior do Templo Adalberto da Igreja Metodista Unida com o respaldo do pastor da congregação. Ela Estava com seu filho Saul, de 7 anos, nascido nos EUA.

Funcionários da Agência de Imigração e Aduanas disseram que não há nada que impeça o governo norte-americano de prender Arellano mesmo dentro do templo. Uma situação que pode aumentar a possibilidade de se transformar em um espetáculo onde os agentes deverão entrar em uma igreja para tirar a força a acusada.

“A senhora Arellano violou voluntariamente as leis de imigração norte-americanas e agora enfrenta as conseqüências de seus atos por não ter se apresentado perante às autoridades de imigração” disse a porta-voz Gail Montenegro. “A prisão e a deportação tal como estabelece a lei é feita na hora e no lugar que forem necessários”, completou.

Em Phoenix, Martín Manteca do grupo “Minha Família Vota” disse que grupos de ativistas latinos organizaram uma vigília em apoio de Arellano.

“Ela é o rosto do movimento”, disse Emma Lozano, diretor executivo do grupo Centro Sem Fronteiras, em Chicago, que estava na igreja com Arellano.

Lozano disse também que seria organizado um evento em Detroit. Dolores Huerta líder que organiza os trabalhadores agrícolas em todo o país, planeja viajar para Chicago para dar seu apoio a Arellano.

Ordem de apresentação
Arellano, que preside o grupo United Latino Family, que defende as famílias que podem ser divididas por uma deportação, tinha a ordem de se apresentar ao escritório de imigração de Chicago nesta terça-feira às 9 am, mas em vez disso se dirigiu à igreja, onde é membro em atividade.