Chile ultrapassa Brasil e consegue isenção de vistos para os EUA

Por Gazeta News

Agora os chilenos que viajarem a turismo para os Estados Unidos poderão dispensar o visto. Nessa semana, os Estados Unidos incluíram o Chile no Visa Waiver Program, dando início ao processo de verificação de procedimentos de segurança e requisitos de compartilhamento de informações antes de o Chile oficialmente entrar no programa – que permite a dispensa do visto para alguns tipos de viajantes.

O anúncio foi feito durante a visita do secretário de estado dos EUA, John Kerry, ao Chile. Atualmente, 37 países participam do Visa Waiver Program. O Chile será o primeiro latino-americano.

O Visa Waiver Program permite que cidadãos dos países integrantes viagem para os Estados Unidos sem visto para permanências de até 90 dias, quando eles obedecem aos requisitos (por exemplo, não ter tido um pedido de visto negado quando o documento era necessário).

Em janeiro do ano passado, os Estados Unidos haviam feito uma política coordenada para expandir o turismo, incluindo, através do Visa Waiver Program. Segundo comunicado da embaixada dos Estados Unidos no Chile, o país fez um progresso significativo em atender os requisitos do programa.

O Brasil continua na fila esperando para entrar no programa, mas ainda não preenche todos os requisitos.