China: Tartarugas podem se tornar "tesouro nacional".

Por Gazeta Admininstrator

As autoridades chinesas podem dar à tartaruga, espécie ameaçada devido a seu valor como ingrediente para sopas exóticas e remédios tradicionais, a categoria de "tesouro nacional", segundo a agência China News Service. O panda gigante já recebeu este título.

Especialistas da Academia de Ciências Sociais Chinesa e do Ministério de Agricultura acham que o animal deveria receber a classificação, que ajudaria a evitar o seu desaparecimento. A caça furtiva e a degradação ambiental têm causado uma perigosa redução no número de tartarugas marinhas e de água doce no país.

Entre as mais ameaçadas estão a tartaruga verde (Chelonia mydas) e o Yuan, legendária tartaruga chinesa da longevidade que aparece esculpida em pedra nos parques e templos de todo o país.

Mas o apetite pelas tartarugas já se tornou uma ameaça para a sobrevivência da espécie em toda Ásia, com casos de contrabando do réptil no Vietnã e na Malásia. De acordo com a tradição chinesa, o consumo de carne de tartaruga não só proporciona longa vida, mas também sabedoria.