Chirac apela por 'unidade nacional' e confirma novo governo

Por Gazeta Admininstrator

Para Chirac, França precisa de um novo dinamismo
O presidente da França, Jacques Chirac, fez um apelo por "unidade nacional" ao anunciar oficialmente o novo governo do país.
Em discurso na televisão francesa nesta terça-feira à noite, Chirac disse que a França precisa de um novo dinamismo para conseguir alcançar seus desafios econômicos e sociais.

Com relação à formação de um novo governo após o "não" francês à Constituição européia, o ministro do Interior, Dominique de Villepin, foi nomeado nesta terça-feira como novo primeiro-ministro do país.

Chirac confirmou que Nicolas Sarkozy substitui Villepin no Ministério do Interior. Sarkozy, líder do partido UMP, de Chirac, é visto como um dos favoritos para suceder o presidente nas eleições de 2007.

O presidente disse que o resultado do referendo não é uma rejeição ao ideal europeu, mas um pedido dos franceses para que eles sejam ouvidos.

Premiê

Renúncia de Raffarin foi precipitada pelo 'não' à Constituição européia

Villepin deve nomear o gabinete até o final da semana.

A nomeação de Villepin acontece após Chirac ter aceitado a renúncia do premiê Jean-Pierre Raffarin, precipitada pela derrota do governo no referendo de domingo sobre a Constituição da União Européia.

A saída de Raffarin já era aguardada como parte de uma reformulação política para contornar a crise.

As reformas realizadas pelo premiê – que ficou no cargo durante três anos – são consideradas impopulares pela maioria dos franceses, e não são poucos os analistas que atribuem o "não" ao tratado constitucional a esse descontentamento.

Villepin, de 51 anos, fez carreira no funcionalismo público e nunca foi eleito nas urnas para cargos políticos.

Ele ganhou destaque na política francesa como ministro das Relações Exteriores, liderando os esforços franceses de oposição aos Estados Unidos antes e durante a invasão do Iraque.