Chocolate! Afinal, é bom?

Por Poliane Novaes

Máscaras e Chocolates no domingo de Páscoa

O cacau tem propriedades nutricionais maravilhosas. Possui um antioxidante presente na semente, chamado flavonoide, que age como protetor cardiovascular. Os flavonoides reduzem a oxidação do LDL (colesterol ruim), o que diminui a deposição nas paredes dos vasos sanguíneos. Os benefícios dependem da quantidade de flavonóides presente no chocolate, o que varia de acordo com o tipo de produto.

Quantidades significativas da substância só são encontradas nos chocolates amargos (dark) com mais de 70% de cacau.

O chocolate contém também estimulantes alcalóides, como a cafeína e a teobromina, gerando um efeito energético que incide sobre a concentração e a capacidade física de quem o consome em quantidades moderadas.

O cuidado que temos que tomar na ingestão de chocolate é em relação à quantidade de açúcar e gordura presente no mesmo. Os meio amargos e amargos possuem menos açúcar, além de terem melhores propriedades nutricionais, porém, possuem muita gordura.

O consumo diário não deve exceder a 30g, que possui em média 120 calorias. O ideal é comer o chocolate como sobremesa após o almoço, pois assim será metabolizado junto com o que comeu no almoço, contribuindo para que a absorção de glicose seja mais lenta. Caso o consumo exceda a essa quantidade indicada, o ideal é utilzar-se de estratégias nutricionais. Nesse caso, é indispensável o consumo de fibras no momento que consumir o chocolate, seja essa fibra ingerida através de um suplemento ou algum alimento rico nesse nutriente. Isso impedirá que você tenha pico insulínico.

Além da preocupação da velocidade de absorção da glicose, será necessário observar a quantidade de gordura que possa ingerir nas demais refeições. O ideal é que você opte por alimentos hipolipídicos (baixo teor de gordura), para que seja balanceada sua ingestão calórica do dia, visto que cada pessoa possui uma quantidade permitida diariamente de cada macronutriente (gordura, proteína e carboidrato).

O equilíbrio sempre será o segredo para o sucesso. Não existe a possibilidade de adquirirmos hábitos saudáveis, mudar nosso estilo de vida, se não raciocinarmos corretamente, se não pensarmos nas nossas escolhas.

Diferença entre os tipos de chocolates encontrados:

• Chocolate branco - Não possui cacau, sua composição é rica em açúcar e gordura;

• Chocolate ao leite – Possui pouca quantidade de cacau e significante quantidade de leite e açúcar;

• Chocolate meio amargo – Possui em média 40 a 55% de cacau, pouca quantidade de manteiga de cacau e açúcar;

• Chocolate negro ou amargo - É o que possui mais cacau, entre 60 a 85%, menos açúcar e gordura (dependendo da marca – analise a tabela de composição nutricional).