Chuvas no Sul e NE do Brasil deixam mortos e milhares de desabrigados

Por Gazeta News

chuvas brasil foto G1

As fortes chuvas que assolam cidades do NE e do Sul do Brasil desde a semana passada e que continuam fortes em algumas cidades nesta segunda-feira, 29, deixaram pelo menos duas pessoas mortas, milhares desabrigadas e chegaram a fechar escolas.

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul continua em estado de alerta para os estragos provocados pelo mau tempo que atinge o estado desde a última semana. Nesta segunda-feira, 29, os dados atualizados mostram que são 56 municípios com algum tipo de problema. 12 já decretaram situação de emergência e o número de pessoas fora de casa chega a 991. Conforme a Defesa Civil, são 680 desalojadas (em casas de parentes ou amigos), e 311 desabrigadas (em algum abrigo público).

Na região Nordeste, além de deixar 30 mil desabrigados e desalojados, dois mortos eduas pessoas desaparecidasem Pernambuco, as fortes chuvas que caíram no Agreste e na Zona da Mata Sul mudaram também a rotina das unidades de ensino. Nesta segunda, 29, duas unidades do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e uma da Universidade de Pernambuco (UPE) ficaram sem aulas. Ipojuca, no Grande Recife, também não abriu as portas das suas escolas. Um dos municípios mais atingidos pelas águas, Ribeirão transformou suas escolas em pontos de abrigo para os desabrigados.

Em reunião com o governador Paulo Câmara (PSB), no Palácio do Campo das Princesas, opresidente da República, Michel Temer, autorizou, no domingo, 28, o envio de ajuda humanitáriapara atender as cidades pernambucanas em estado de calamidade devido às fortes chuvas que caíram nos últimos dias, na Zona da Mata Sul e no Agreste do estado. Ele ainda se comprometeu com a liberação de uma linha de crédito de R$ 600 milhões, junto ao BNDES, para obras no estado.

Com informações do G1.