'Cidade Baixa' ganha Prêmio em Cannes

Por Gazeta Admininstrator

Alice Braga interpreta a prostituta Karina em 'Cidade Baixa'
O filme Cidade Baixa, de Sérgio Machado, recebeu nesta sexta-feira o Prêmio da Juventude do Festival de Cannes.
Cidade Baixa é o primeiro longa-metragem do cineasta brasileiro que trabalha há dez anos com Walter Salles.

O Prêmio da Juventude é organizado pelo Ministério da Juventude da França. O vencedor é escolhido por um júri formado por nove jovens cinéfilos.

Já o estudante Antonio Campos recebeu o prêmio da Cinefundação por Buy it Now, um filme de 30 minutos.

O prêmio é voltado para novos cineastas.

Campos, que tem dupla nacionalidade, brasileira e americana, e estuda na Universidade de Nova York, é filho do jornalista Lucas Mendes.

Cidade Baixa

A estréia de Sérgio Machado é apenas na direção de um longa-metragem, já que ele já havia dirigido o documentário Onde a Terra Acaba em 2001 e foi assistente de direção em Central do Brasil e em Abril Despedaçado, do qual ele também assinou o roteiro.

Cidade Baixa conta a história de dois amigos de infância, Deco, interpretado por Lázaro Ramos, e Naldinho, interpretado por Wagner Moura. Os dois trabalham juntos em um barco e dão uma carona para a prostituta Karina, interpretada por Alice Braga, sobrinha da atriz Sonia Braga. Ela quer ir para Salvador. A partir daí surge o triângulo amoroso tendo como cenário as boates e vielas da cidade baixa de Salvador.

Embora a crítica destaque a violência e o sexo presentes no filme, Sérgio Machado disse durante esta semana em Cannes, antes do anúncio do prêmio, que não começou com a idéia de fazer um filme violento ou sobre sexo, apenas sobre três pessoas que encontram uma forma de viver por meio de uma paixão mais forte.

Para interpretar os personagens, os três atores principais passaram por um processo de treinamento juntos, durante meses, que foi coordenado por Fátima Toledo, a mesma que preparou os atores para o filme Cidade de Deus, de Fernando Meirelles.

Cidade Baixa conta com trilha sonora de Carlinhos Brown e do músico e produtor Beto Vilares, que também participou na trilha de Abril Despedaçado.