Cidade da Califórnia pede impeachment de Trump

Por Gazeta News

[caption id="attachment_89376" align="alignleft" width="255"] Outras cidades na Califórnia, incluindo San Francisco, San Jose e Oakland também levantaram fortes objeções ao presidente. Foto; Reuters.[/caption]

Uma cidade na Califórnia foi a primeira a pedir legalmente o impeachment do presidente Donald Trump, na noite de terça-feira, 22.

O conselho municipal de Richmond, na Califórnia, votou por unanimidade, uma solicitação à Câmara dos Deputados dos EUA para que esta investigue um processo de impeachment contra o presidente Trump, conforme divulgado pelo canal Fox 32.

A resolução resultou do descontentamento dos membros do conselho com a recusa do presidente Trump de se afastar inteiramente de seus interesses comerciais depois de ter sido eleito presidente em 20 de janeiro.

"Esta é a nossa voz, este é o nosso país e temos o direito de falar", disse a conselheira Gayle McLaughlin, que apresentou a medida.

O conselho e os ativistas que apoiaram a medida explicaram que a Cláusula sobre Emolumentos presente na Constituição dos EUA proíbe os presidentes americanos de aceitar presentes ou lucrar com uma potência estrangeira, como a Rússia.

A decisão do conselho municipal de Richmond ocorreu menos de um mês depois que Michael Flynn se demitiu do cargo de Conselheiro de Segurança Nacional, depois de revelações de que ele discutiu as sanções impostas pelos EUA à Rússia com o embaixador russo em Washington antes da posse de Trump e de que deu informações equivocadas ao vice-presidente Mike Pence sobre essas conversas.

Além de Richmond, outras cidades na Califórnia, incluindo San Francisco, San Jose e Oakland também levantaram fortes objeções ao presidente.

Os defensores da resolução do Conselho de Richmond admitem que a medida é em grande parte simbólica.

Com informações do 7 News Miami.