cidade de deus

Por Gazeta Admininstrator

A revista Time incluiu o filme Cidade de Deus (2002), de Fernando Meirelles, na lista dos cem melhores da história do cinema.

A lista foi elaborada pelos críticos Richard Schickel e Richard Corliss e publicada na última edição da revista, que chegou às bancas nesta segunda-feira. Ela está disponível no site da revista.

O filme Cidade de Deus é comparado pelos dois críticos a uma obra do espanhol Luis Buñuel, Os Esquecidos, de 1950, que mostra um grupo de delinqüentes que cometem pequenos roubos, até que o líder deles espanca um jovem até a morte.

Dentro da lista, a Time destacou os melhores filmes de cada década. Fale com Ela, do espanhol Pedro Almodóvar, foi escolhido o melhor dos últimos cinco anos.

Segundo a Time, Fale com Ela é um filme "transgressor e engenhoso", e seu autor, Almodóvar, "um brilhante roteirista e diretor". Com esse filme o diretor espanhol obteve o segundo Oscar de sua carreira, o de melhor roteiro original.

Outros nomes da lista dos melhores de cada década são Metrópolis (1927), de Fritz Lang, e Fogo de Outono (1936), de William Wyler.

Dos anos 40, Cidadão Kane (1941), de Orson Welles, foi o eleito, enquanto da década de 50, Viver (1952), de Akira Kurosawa, foi considerado o melhor.

A lista continua com Persona (1966), de Ingmar Bergman; Chinatown (1974), de Roman Polanski; Decálogo (1989), de Krzysztof Kieslowski; e Pulp Fiction (1994), de Quentin Tarantino.