A cidade de Nova York dará cartões de identificação a imigrantes indocumentados sob um novo plano que legisladores passaram no dia 26. O prefeito Bill de Blasio deverá assinar a nova medida, o que criará o maior programa municipal de identificação.
O cartão deve prover uma forma governamental de identificação, o que ajudará imigrantes indocumentados, bem como pessoas que não conseguiriam tirar uma em outro lugar.
“A mensagem é que a cidade pertence a todos, independentemente de quem você é”, disse a porta-voz do conselho Melissa Mark-Viverito antes que os Democratas passassem a medida com 43 votos contra 3.
De Blasio, um democrata, disse em um comunicado que a sua administração estava pronta para seuir em diante com um plano que “dá aos residentes de Nova York que atualmente vivem nas sombras, dignidade e paz de espírito”.
A lei deve entrar em vigor no final do ano. Interessados terão que dar uma prova de identidade e de residência na cidade. Oficiais terão flexibilidade em determinar quais documentos podem ser apresentados.