Cidades com piores IDHs ficam de fora do Mais Médicos

Por Gazeta News

mais medicos

A distribuição dos primeiros 134 profissionais do Mais Médicos no Estado de São Paulo mostra que o programa federal lançado em julho pela presidente Dilma Rousseff até agora não beneficiou as cidades com piores índices sociais. Os locais com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) ficaram de fora na primeira fase, enquanto a maioria entre as 33 cidades contempladas tem altos indicadores de desenvolvimento. Dos 71 municípios paulistas com menor índice, 41 se inscreveram e nenhum foi escolhido.

O IDH das cidades é medido pelo Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), por meio da qualidade de vida, com base em indicadores de saúde, renda e educação. Segundo o Ministério da Saúde, um dos critérios para se enquadrar no programa é que o município tenha 20% ou mais da população vivendo em situação de alta vulnerabilidade social.

A maioria das cidades atendidas está na Grande São Paulo ou na região de Campinas, áreas que detêm os maiores indicadores de desenvolvimento econômico do estado. As informações são do “Estadão”.