Cinco brasileiros são presos no México tentando entrar ilegalmente nos EUA

Por Gazeta News

[caption id="attachment_90685" align="alignleft" width="300"] Após denúncia, o Grupo de Coordenação de Tamaulipas, formado por órgãos de segurança federais e estaduais, prendeu os imigrantes.[/caption]

Cinco brasileiros foram presos no do estado de Tamaulipas, no norte do México, tentando entrar ilegalmente nos Estados Unidos. Além dos brasileiros, outras 17 pessoas de países da região, entre elas sete crianças, também foram presas, disseram autoridades no dia 28. O Grupo de Coordenação de Tamaulipas, formado por órgãos de segurança federais e estaduais, indicou em comunicado que os imigrantes foram detidos em três operações realizadas nos municípios de Reynosa, Novo Morelos e Matamoros, após denúncias.

No total, foram 22 pessoas detidas pelos agentes. Além dos cinco brasileiros, estão no grupo 12 hondurenhos e cinco salvadorenhos. “Essas pessoas foram flagradas esperando o momento para poder atravessar a fronteira dos EUA”, indicaram as autoridades mexicanas no comunicado. “Os estrangeiros receberam atendimento necessário. Depois foram colocados à disposição do Instituto Nacional de Migração para receberem assistência diplomática e garantirem um retorno assistido aos seus países”, diz a nota.

O governo do México implementou em maio de 2014 uma nova estratégia de segurança em Tamaulipas, utilizando mais agentes federais no combate ao crime e à imigração ilegal no estado. A cada ano, milhares de imigrantes tentam cruzar ilegalmente a fronteira rumo aos EUA em busca de melhores oportunidades de vida, mas durante a travessia pelo México correm o risco de caírem nas mãos do crime organizado. Fonte: G1.