Cingular é criticada após ridicularizar imigrantes.

Por Gazeta Admininstrator

A companhia de telefonia norte-americana Cingular retirou de seu portal eletrônico um ringtone (toque de celular) que simulava o som de uma sirene e a voz de um agente ameaçando deportar um imigrante.

O arquivo foi retirado devido as queixas realizadas por algumas organizações latinas, como a League of United Latin American Citizens. O porta-voz do grupo, Brent Wilkes, classificou a brincadeira como "ofensiva e desagradável".

"Lamentamos profundamente o ocorrido e pedimos desculpas", disse Mark Siegel, porta-voz da companhia telefônica, reconhecendo que o tom era "ofensivo". O toque era vendido por US$ 2,49 na web.

No polêmico ringtone,logo ao ser acionado o celular, podia ser escutado o som de uma sirene, seguido pela voz de um guarda da fronteira que misturava os idiomas espanhol e inglês. Ele dizia: "por favor, coloque as laranjas no chão e se afaste do celular. Repito: coloque as laranjas no chão e se afaste do celular. Estou lhe deportando".

A mensagem faz referência às laranjas que muitos imigrantes ilegais levam para matar a sede. Além disso, apela para jogos de pronúncia que os norte-americanos usam para "espanholizar" suas palavras.