Ciro perde forças para se tornar vice de Lula.

Por Gazeta Admininstrator

O ex-ministro Ciro Gomes (PSB) perdeu força para ser o vice do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Dirigentes do PSB e do PT já não contam mais com o nome de Ciro. As especulações agora giram em torno do nome do presidente nacional do PSB, Eduardo Campos (PE). Entretanto o atual vice, José Alencar (PRB) ainda segue com a cotação em alta.

Os motivos do PSB e do PT para indicar Campos e não mais Ciro são diferentes. O PSB teme não ultrapassar a cláusula de barreira (exigência de se obter 5% dos votos válidos em pelo menos nove Estados). Se Ciro disputar uma vaga na Câmara, pode ter, segundo cálculos da sigla, entre 350 mil a 400 mil votos. O partido precisa de cerca de 5 milhões de votos.

De acordo com as autoridades do PT, Ciro não é um bom nome para a vice porque ameaça as pretensões do partido de encontrar um sucessor para Lula em 2010 e porque não é bem visto pelo mercado. "Ele tem pavio curto e já propôs o alongamento da dívida, o que é visto pelo mercado como moratória", disse um petista.

Além disso, o PT aposta numa vitória do ex-ministro Humberto Costa ao governo de Pernambuco. Sem Campos, aumentam as chances do petista.

A possibilidade de uma união entre as duas siglas e a vice foram debatidas em jantar na quarta-feira, em Brasília, na casa do líder do PSB na Câmara, Alexandre Cardoso (RJ).

O PSB acredita que Ciro, se eleito deputado, seria um nome forte para assumir a presidência da Câmara, o que daria mais estabilidade num eventual segundo mandato de Lula.