Clinton: EUA têm culpa por violência no México

Por Gazeta Admininstrator

A secretária norte-americana de Estado, Hillary Clinton, disse nesta quarta-feira (25) na Cidade do México que o "apetite insaciável" dos americanos pelas drogas ilegais e sua falta de habilidade para impedir o tráfico de armas vindas do México são "combustíveis" da violência na fronteira entre os dois países.

Hillary também disse que EUA e México planejam criar um escritório conjunto, em território mexicano, para coordenar as ações contra o tráfico.

A secretária também ofereceu ao México US$ 80 milhões para comprar helicópteros para ajudar na luta contra o narcotráfico. Em visita ao país, Hillary disse que os cartéis da droga vão "fracassar" em sua intenção de prejudicar o México. O dinheiro oferecido pelo governo americano será destinado à compra de helicópteros "Blackhawk".

"Os criminosos e chefões, ao espalhar a violência, tentam corroer o cimento da lei, da ordem, da amizade e da confiança entre nós", disse Hillary em entrevista após encontro com o presidente do México, Felipe Calderón. "Eles fracassarão."

Essa é a primeira visita de Hillary, no cargo, a uma visita a um país da América Latina. No dia anterior, a Casa Branca havia anunciado um pacote de medidas para barrar a violência na fronteira dos dois países.