Cocaleiro lidera intenção de votos à Presidência da Bolívia

Por Gazeta Admininstrator

A quatro dias das eleições na Bolívia, a vantagem de Evo Morales, líder do Movimento Ao Socialismo (MAS), sobre seu principal adversário, o ex-presidente Jorge Quiroga, aumentou em cinco pontos nas pesquisas.

Morales tem 34,2% da preferência eleitoral, contra 29,2% do conservador Quiroga, líder do Poder Democrático Social (Podemos), segundo uma publicação da cadeia multimídia Usted Elige.

As intenções de voto pelo candidato do MAS, indígena e líder dos camponeses cocaleiros, subiram 1,4 ponto percentual em relação ao levantamento anterior.

No departamento de Santa Cruz, o mais próspero da Bolívia, "feudo" de Quiroga, Morales tirou o segundo lugar do centrista Samuel Doria Medina.

Em todo o país, Medina, chefe do Unidade Nacional (UN), mantém-se em terceiro, com 8,9%, longe de Morales e Quiroga, o que ratifica a polarização dos eleitores entre o MAS e o Podemos.

A enquete é a quarta feita pela empresa Ipsos-Captura durante a campanha eleitoral que termina nesta quinta-feira. Para esta última pesquisa, foram consultados 4.800 maiores de 18 anos em várias cidades do país, com uma margem de erro de no máximo 2,4 pontos percentuais.

A rede multimídia, formada por várias emissoras de televisão e de rádio e jornais, ressalta que nas quatro enquetes, o chefe do MAS teve uma evolução positiva e sempre em ascensão.

Ele partiu com 28,3%, subiu depois para 30,7, aumentando a 32,8% na terceira pesquisa, para chegar a 34,2% na atual. Quiroga começou com 29,2%, caiu nos dois estudos posteriores para 28,7% e 27,7% e subiu agora para 29,2% de novo.