Colômbia decreta estado de emergência e mortes ultrapassam 250

Por Gazeta News

Exercito da Colombia AFP site
[caption id="attachment_141122" align="alignleft" width="300"] Força-tarefa ajuda no resgate. O número de desaparecidos ainda é desconhecido. Foto: Exército da Colômbia AFP.[/caption]

Cerca de 1,1 mil pessoas estão mobilizadas na busca de desaparecidos depois das chuvas e deslizamento que atingiram Mocoa, no sul da Colômbia. O governo decretou estado de calamidade pública e o balanço divulgado neste domingo, 2, menciona um aumento do número de mortos para 254.

As fortes chuvasna noite de sexta-feira, 31, devastaram a cidade. A Cruz Vermelha estima que há pelo menos 220 pessoas feridas. De acordo com a CNN relata que o temporal foi tão rápido que as pessoas tiveram que correr para escapar da água.

Localizada próxima à fronteira com o Equador e Peru, as pontes e estradas da cidade ficaram destruídas pelos rios Mocoa, Mulato e Sancoyaco que transbordaram levando grande quantidade de terra até o centro. Pelo menos dezessete bairros foram afetados. “Mocoa tem 45 mil habitantes e é hoje uma capital desolada, sem água, sem luz, sem gás”, diz o jornal “El Tempo”.

O trabalho das equipes de resgate da Cruz Vermelha, o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Defesa Civil é difícil, porque o acesso ao local é limitado. As únicas opções de transporte são avião e estradas precárias, de acordo com a BBC. Ogoverno brasileiro ofereceu ajudapara a Colômbia.

Com informações de Agências.