Secretário de Comunicação e Cultura do Ministério das Relações Exteriores visita comunidade brasileira da Flórida

Por Arlaine Castro

O embaixador Leonardo Gorgulho durante encontro com o prefeito de Miami, Francis Suarez.

O Secretário de Comunicação e Cultura do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Leonardo Gorgulho, realizou visita oficial a Miami nos dias 14, 15 e 16 de março.

Durante sua passagem, o Secretário manteve ampla agenda de encontros e visitou a sede do Banco do Brasil em Miami; a escola Ada Merritt K-8 Center; as escolas Downtown Doral Charter Elementary e Upper, bem como se reuniu com o Prefeito de Miami, Francis Suarez, com a imprensa e com mais representantes da comunidade brasileira.

A visita possibilitou ao Secretário conhecer de perto o trabalho do Consulado-Geral do Brasil em Miami e compreender melhor as necessidades da comunidade brasileira na Flórida.

Em um almoço com representantes do Conselho de Cidadãos da Flórida, o secretário fez questão de enfatizar a importância do trabalho dos consulados no exterior e as mudanças para atender melhor a comunidade brasileira. "O Itamaraty passa no momento por uma reforma interna que abrange também a área consular. Está sendo criada a Secretaria de Assuntos Consulares, que eleva os assuntos consulares dando-lhes mais prioridade. Nós temos trabalhado com a prioridade absoluta de atender bem os brasileiros no exterior e isso significa ter um bom relacionamento com as lideranças brasileiras nas comunidades, representantes dos brasileiros nas comunidades do exterior. Temos trabalhado para que os consulados estejam cada vez mais próximos das comunidades. E isso se reflete nas iniciativas de fazer os consulados itinerantes, levando serviços consulares mais próximo possível da população", afirmou Gorgulho.

Legenda:  O embaixador Leonardo Gorgulho durante encontro com o prefeito de Miami, Francis Suarez.