Poupar é mais fácil do que a gente imagina...

Por POR CLAUDIA FEHRIBACH

saude financeira

Conseguir poupar dinheiro todos os meses não é apenas uma questão de 'ginástica' financeira, mas muito mais de formação de hábitos.

A revista Time fez uma lista das melhores maneiras de se poupar. E neste tópicos, você vai achar maneiras interessantes e criativas de realmente poupar uma graninha para o seu futuro. Vamos ver como podemos incrementar nossa poupança?

1) Use a inércia a seu favor: No início, poupar dinheiro parece uma tarefa árdua e complicada, mas pode não ser se você optar por uma poupança automática. Não estou falando de vocês, mas OUTRAS pessoas a quem a preguiça fala MAIS ALTO. Coloque o plano de poupança automático, assim, não terá que se preocupar com transferências e poderá usar a inércia como 'amiga' da poupança, já que para cancelá-la você vai ter que se mexer... Boa essa, não acham?

2) Ignore os aumentos e bonificações: Um professor da Universidade de Harvard revela que o maior inimigo das poupanças são os aumentos e bônus, pois levam a pessoa a pensar que poderá poupar menos porque recebeu aquele acréscimo. O melhor é mesmo não olhar para o que recebeu a mais, tire um percentual para você fazer algo que quer muito agora e o resto coloque na sua poupança sem nem mesmo pestanejar...

3) Estabeleça objetivos: Saber quanto pode ou quer poupar é importante e ajuda a que não sejam feitos esforços econômicos desnecessários.. mas quando se tem um objetivo definido, a entrada de uma casa, trocar de carro, uma viagem, etc... aí tudo fica mais fácil e bem mais tangível.

4) Foco no futuro: Muitas pessoas optam por não poupar dinheiro nem aderir a planos de aposentadoria porque acreditam que o dinheiro recolhido não será o recebido no futuro. O melhor é fazer simulações com frequência. Aqui nos EUA uma técnica bastante usada é aumentar em média $1,000 por ano a seu plano de poupança. Um outro truque, de acordo com a Times, é mostrar às pessoas imagens de como serão no futuro e enviar lembretes dos valores que irão poupar. Sempre que 'olham' para o futuro, o instinto de poupança aumenta...

5) Desafie-se e faça apostas: Se precisa de um incentivo para começar a poupar dinheiro, desafie-se a si mesmo ou procure alguém com quem possa fazer uma aposta. A Time dá o exemplo de um grupo de pessoas que foi desafiado a deixar de fumar durante seis meses. Se, passado esse período, a análise urinária não apresentasse vestígios de nicotina, o dinheiro angariado pelos maços de tabaco que não compraram seria devolvido; se não, seria doado a instituições de caridade. Neste caso aqui eles alcançaram dois objetivos ao mesmo tempo.

6) Controle os seus impulsos: Vai às compras? Leve uma lista. Quer um biquíni novo mas não precisa, realmente, dele? Ter um orçamento para gastos é importante para que não seja despendido dinheiro à toa, mas é tão ou mais importante controlar os impulsos e ponderar as compras. O seu bolso agradece!

7) Sinta-se culpado!: A Time revela que são muitas as pessoas que não olham com frequência para a conta bancária e que, por isso, perdem noção do dinheiro que lá têm. Fique atento à sua conta e sinta-se culpado pelos gastos desnecessários que fez, assim, da próxima vez que olhar para o montante que tem na conta terá em mente esse sentimento e os gastos futuros serão mais comedidos. Essa pode parecer uma medida drástica, mas acredite, funciona é para o seu bem...

Uma ótima semana para todos!