Stress Financeiro e produtividade

Por POR CLAUDIA FEHRIBACH

Estudos recentes de finanças comportamentais (Harvard 2018) revelam que Preocupações financeiras são prejudiciais às habilidades cognitivas, isto é, à capacidade de absorver e processar informações. Parece uma conclusão obvia, não e? Mas vamos observar o que aconteceu:

Uma característica das preocupações financeiras mapeada pelos pesquisadores é que elas têm um caráter permanente. E este repetimento de preocupação é exaustivo para o cérebro. Quando se está com falta de dinheiro, nível de endividamento elevado e contas se amontoando, o indivíduo se vê constantemente distraído por tais pensamentos.

Os pesquisadores resolveram testar em condições de laboratório se tal distração poderia comprometer o raciocínio eficiente e a produtividade.

Eles deram aos participantes do estudo alguns problemas financeiros para resolver.

Por exemplo, como resolver financeiramente uma necessidade inesperada de manutenção do carro? A questão variava em termos de quantidade financeira. Alguns tiveram que lidar com um problema que chegava a apenas $150,00, enquanto outros precisam equacionar uma situação que chegava a custar $15.000,00. A maioria percebeu que dar um jeito em uma manutenção inesperada de $150,00 é bem mais simples que um reparo que exija $15.000,00.

Depois, os pesquisadores deram aos participantes uma série de testes de atenção e capacidade cognitiva. Como resultado, observaram que aqueles que lidaram com problemas financeiros pequenos (reparo do carro com custo de $150,00), não tiveram comprometimento da capacidade cognitiva. No entanto, os que lidaram com um problema maior (reparo com custo de $15.000), tiveram uma performance substancialmente pior em suas habilidades de atenção e resolução de problemas.

Ou seja, a preocupação financeira grande, ainda que hipotética, comprometeu o desempenho nos teste ministrados.

Saindo do ambiente de laboratório, os pesquisadores foram literalmente à campo. Para tanto, levaram os testes cognitivos à pequenos produtores rurais. Alguns produtores fizeram o teste antes da colheita, período no qual ainda não foram pagos e, portanto, não sabem como serão seus ganhos e sua renda. Outra amostra de produtores fez o teste após a colheita, quando a maioria já havia sido paga e não sofria mais com tal incerteza. Conforme esperado, os produtores que fizeram o teste após a colheita tiveram uma performance superior nos testes.

Quando há preocupações financeiras relevantes, a mente humana tem dificuldade de executar funções que exigem raciocínio e atenção.

Imagine que os controladores de tráfego aéreo responsáveis pela segurança dos voos nos EUA podem estar com a mente focada em como pagar as contas do mês, ao invés de totalmente focados no trabalho complexo do dia a dia.

Dinheiro pode ser um problema, mas preocupação com dinheiro é um problema ainda maior.

Por isso, empresas e empreendedores ( sim, pois estes têm que estar atentos ao desenvolvimento de suas próprias empresas) deveriam passar a dar à saúde financeira dos colaboradores a mesma atenção que já é atribuída à saúde física.

Quando falamos de educação financeira a grande maioria das pessoas pensa que não precisa. Mas vamos colocar assim, se o seu nível de educação financeira é alto, obviamente as suas preocupações com as suas finanças serão minimizados.

A maioria dos brasileiros que hoje estão aqui nos EUA, naturalmente vieram do Brasil e trouxeram a "educação financeira" ou eu mesmo diria o conhecimento financeiro do Brasil. Aqui é diferente, algumas regras e os produtos são diferentes. Então se liga, se informe e realmente tome o poder sob a sua própria saúde financeira. Conhecimento bate o stress a qualquer momento.

Uma ótima semana para todos.