O clima de Natal já invadiu o comércio desde Novembro

Por POR CLAUDIA FEHRIBACH

Saude Financeira

A antecipação pode até soar como uma simples estratégia dos lojistas, mas especialistas garantem que o consumidor é quem pode ganhar mais. Aproveitar para planejar as compras antes de as lojas lotarem nos últimos dias antes do Natal.

É hora de começar a bater perna e garantir a festa sem esvaziar o bolso. Em dezembro, todo mundo sai às compras, porque na maioria da vezes está com o dinheiro separado para isso Cálculos dos especialistas mostram que quem pretende gastar $ 500 com presentes, roupas e ceia de Natal pode economizar cerca de $ 150, se aproveitar o melhor momento para comprar cada um dos produtos:

Os próximos dias, em especial, são ideais para comprar, porque os lojistas estão precisando fazer caixa, inclusive por conta da pandemia. É hora de negociar bons descontos. E os mercados populares, como as Flea Markets são perfeitos para esta prática.

Quanto mais próximo fica do Natal, melhor é para o lojista. Ele aumenta os preços, e só reduz se não estiver vendendo bem. Mas, como o brasileiro deixa tudo para a última hora, a tendência é de preços sempre mais altos no auge do período de compras, em dezembro.

O que comprar logo:

Bacalhau, azeite e vinho já estão disponíveis nas lojas com preços mais convidativos do que deverão estar mais perto das festas. O ideal é pesquisar e comprar esses produtos assim que encontrar uma boa oferta.

Bebidas como refrigerante e cerveja também já podem ser comprados e guardados, e neste caso os mercados de volume como o Costco, BJ's e o SAM's club são ótimos para isso.

Aqueles presentes certos, como os de parentes e amigos muito próximos, já podem ser comprados. Como as lojas estão com as prateleiras lotadas, é possível garantir uma economia de até 20%, pesquisando e pechinchando.

O que comprar em dezembro:

Não adianta correr para comprar o peru. Não há uma oferta tão grande com antecedência, e os preços tendem a ser mais altos. Deixe para comprar apenas em dezembro, quando poderão ser feitas promoções. Mercados como o Walmart são ótimos para produtos deste gênero.

Os panetones devem chegar às lojas, em média, 6% mais caros do que no ano passado. Não faz tanta diferença comprar logo, pois o preço varia pouco. É apenas depois do Natal que os valores despencam, mas aí já é tarde demais para quem quer garantir o doce na ceia.

Produtos perecíveis como frutas devem ser comprados bem próximo ao Natal. Algumas redes de supermercados até fazem promoções de última hora, para não ficar com o produto encalhado.

A compra de um terço dos presentes, de preferência os menos importantes, pode ser deixada para a partir do dia 20 de dezembro, quando muitas lojas fazem promoções. Só tome cuidado para não comprar gato por lebre, em meio ao tumulto da véspera de Natal.

O que comprar depois do Natal:

A menos que queira um modelo muito específico, a roupa do réveillon deve ser comprada logo após o Natal, quando os preços despencam nas vitrines, e os descontos chegam a 70%.

Esse período é bom também para quem quer comprar os itens perecíveis da ceia de Ano Novo, pois os preços tendem a estar bem mais baixos do que na semana anterior.

Como sempre a ideia aqui é gastar o menos possível e fazer um Natal de qualidade e com muito amor e poucas dívidas, portanto, vamos deixar o cartão de crédito em casa?

Uma semana maravilhosa para todos e usem meu email para qualquer pergunta.