Tomando as rédeas dos seus gastos

Por POR CLAUDIA FEHRIBACH

Saude financeira

Para economizar dinheiro existem milhares de tutoriais espalhados pela internet e é incrível ver quantas coisas poderíamos mudar para ter mais dinheiro guardado, em quantas coisas nós gastamos dinheiro como se nunca fosse acabar.

Já falei muito sobre tomar as rédeas do seu dinheiro, e no artigo desta semana você vai aprender como fazer isso. Não é simples, pois se fosse todo mundo estaria fazendo; mas uma vez que você tome o jeito da coisa, se torna um hábito altamente rentoso. Vamos lá?

1. Anote tudo que você gasta no seu dia Sim, tudo, não deixe passar nada. Tenha sempre um bloquinho de notas do celular. Separe todos os seus gastos, informe qual cartão você usou, se foi pago em dinheiro vivo, debito ou credito, tudo mesmo.

No primeiro momento você vai se chocar, pois em um único dia a gente consegue gastar muito com almoço, imprevistos, um docinho no final do dia, uma coisa pra casa que você acreditava precisar e por aí vai.

2. Adie grandes compras

A gente sempre acha que precisa de um produto e já sai comprando, o ato de comprar em si, é feito de emoção, então nesta hora a gente deixa a emoção falar mais alto...e aí não consultamos, não pensamos em outras alternativas, apenas achamos que é uma necessidade e pagamos muitas vezes um preço alto. Faz um acordo com você mesmo e se permita 24 horas pra pensar se você realmente quer isso?

3. Dia "Zero"

Escolha um dia da semana para ser seu dia zero gastos, não abrir a carteira significa economia garantida. Organize no calendário um dia por semana e cumpra essa meta.

(nem cafezinho viu?)

4. Emprestado não sai caro

Você não tem roupa para uma festa, e já quer comprar algo novo para ter um único look e usar apenas um dia. Que tal pedir emprestado? Quem não tem uma amiga com um guarda roupa super top??? E fazer uma feirinha de trocas entre amigas? Cada uma leva o que já não usa mais e vira uma festa onde todo mundo vai sair com algo novo.

5. Em casa mesmo

Chame seu amigos para ir na sua casa como alternativa para aquele barzinho. Você mesmo pode cozinhar ou cada um traz um aperitivo e o evento sai muito mais barato do que ir em um restaurante, ou bar, e vamos confessar não é? Muitas vezes é mais gostoso.

6. Pagamento caiu, pague!

Coloque todas as suas contas fixas para o dia seguinte do seu pagamento, além de evitar atrasos, você consegue observar o que sobra para as demais despesas.

7. Lista de compras

Quando for ao supermercado faça sempre uma lista com tudo que verdadeiramente necessita e não fuja disso. Pesquise possíveis descontos em produtos também.

Outra coisa, essa lista de compras serve também para hora de comprar suas roupas. Dê uma olhada no que tem no guarda-roupa e compre apenas aqui o que você precisa.

8. A famosa marmita

Por que não levar comida de casa para o trabalho? Comer fora todos os dias sai muito caro, além de não ser muito saudável... Levar comida de casa muitas vezes é uma alternativa saudável para o seu corpo e para o seu bolso.

9. Lazer de graça

Apesar do COVID 19, ainda é possível encontrar eventos ao ar livre e totalmente gratuitos. Dê uma pesquisada no calendário de sua cidade.

São dicas tranquilas para economizar dinheiro, não é? Teste e conte para nós se alguma destas dicas funcionou pra você. Uma boa semana pra todos!