DICAS PARA CUIDAR DAS FINANÇAS MESMO EM MEIO A UMA PANDEMIA

Por POR CLAUDIA FEHRIBACH

Saude Financeira

Ainda não saímos desta pandemia, então que tal observar algumas dicas que podem nos ajudar a ter uma vida financeira mais tranquila?

1. ORÇAMENTO AGORA!!!

Para uma vida financeira saudável, organização é essencial em todos os momentos. Porém, em tempos de crise, ter suas contas na ponta do lápis é a chave para o caminho certo. Você pode começar com a lista de gastos e separar eles entre:

Fixos: as contas que chegam todos os meses e são essenciais. Por exemplo conta de água, luz, aluguel e assim por diante;

Variáveis: gastos que não aparecem todos os meses no orçamento e podem ser cortados com mais facilidade. Como gastos com diversão, entretenimento, estética, TV por assinatura, streaming e por aí vai.

Fazer um levantamento financeiro de um ano inteiro auxilia você a se planejar para gastos e ganhos que acontecem só uma vez nesse período. Mas que também são importantes. Por exemplo, bônus de fim de ano, impostos de casa e renda...

2. NA CRISE, CORTE DESPESAS! HORA DE PASSAR A TESOURA NELAS Com a lista das despesas variáveis, olhe com atenção e marque tudo que pode ser cortado. Para enfrentar esse tempo de Coronavírus, as prioridades devem ser destacadas e todo o restante deixado em segundo plano.

Lado positivo: o isolamento social, além de evitar na disseminação do vírus, também te ajudará a reduzir gastos com saídas e passeios. Já é um bom começo.

Importante: plano de saúde e seguro em vida devem ser mantidos. Cuidados com a saúde também são prioridades nesse momento.

3. RENEGOCIE GASTOS ESSENCIAIS

Já reduziu os gastos não essenciais e, mesmo assim, o orçamento não fechou? Tente renegociar os gastos como aluguel e condomínio, por exemplo. De modo geral, os credores flexibilizaram as formas de pagamento e até reduziram juros. Tente sempre negociar antes de atrasar alguma conta.

Quanto ao atraso no pagamento de contas básicas (água e luz, por exemplo), o governo disponibilizou algumas medidas para flexibilizar as regras de corte. Fique atento aos juros e reajustes de valores cobrados futuramente.

4. TENHA UM TETO DE GASTOS

Você já sabe quanto ganha, quanto gasta, reduziu gastos não essenciais. Muito bem! Agora, defina um valor máximo para os custos que ficaram, ou seja, um limite para os seus gastos. Isso vai te ajudar a não extrapolar e ficar dentro do limite.

O controle do seu orçamento não é apenas achar os gastos passados. Não basta apenas anotar os gastos. Olhe para frente e direcione o dinheiro para o local correto. Tenha uma meta e organize os gastos dentro dela.

5. NA CRISE DO CORONAVÍRUS, COMO PENSAR EM PÉ DE MEIA?

Ter uma reserva financeira garante estabilidade ao enfrentar momentos de crise. Não existe um número mágico, mas em um mundo ideal, economistas fazem a seguinte recomendação:

Trabalhador assalariado e ter guardado o valor que cubra, pelo menos, suas despesas totais por 3 ou 4 meses; Profissionais autônomos: ter guardado o valor que cubra, pelo menos, suas despesas totais por 12 meses.

Sabemos que essa não é a realidade da maioria. Contudo, destacamos aqui a importância de se esforçar e ter o famoso pé de meia. Pode começar desde já. Com os gastos que você cortou, direcione o valor para essa reserva.

Importante! O dinheiro deve ser colocado em algum serviço do banco (investimento) que permita o saque rápido e não tenha riscos. Aqui nos EUA , o melhor seria um CD.

Aqui o importante realmente é começar... quando começamos, o hábito se forma e o futuro financeiro fica mais próspero.