Como está o seu projeto de liberdade financeira?

Por POR CLAUDIA FEHRIBACH

Saude Financeira

Na verdade estou assumindo que você tenha um, até porque todos precisamos de dinheiro, certo? Pois o dinheiro é o que vai realmente financiar este projeto...

No entanto, o grande problema é que, para ganhar dinheiro, nem sempre o caminho é fácil, aliás na maioria das vezes não e!

Ainda por cima quando temos um trabalho sem paixão ou distante da sua área profissional, por exemplo, mas algo bem diferente acontece quando se tem liberdade financeira.

Primeiramente, o que é liberdade financeira?

Liberdade financeira é a situação de uma pessoa que pode ter o estilo de vida que deseja, seja ele qual for, sem precisar se preocupar com dinheiro. Quem possui liberdade financeira pode fazer escolhas pensando somente na sua vontade e na busca pela felicidade, e não em quanto vai custar.

O mais importante para entender essa definição não é pensar na origem do dinheiro, e sim no fato de que não há amarras: as escolhas podem ser feitas sem o medo de correr algum tipo de risco financeiro.

Agora vamos combinar que ter liberdade financeira não é o mesmo que parar de trabalhar.

Algumas pessoas que alcançaram essa condição continuam trabalhando - o ponto é que elas trabalham porque querem, não porque precisam, trabalham no que amam e às vezes nem sentem que estão trabalhando.

E quando podemos dizer que atingimos a liberdade financeira?

Muita gente faz a pergunta "quanto precisa para viver de renda?", achando que há uma simples resposta que permitirá calcular exatamente quando a liberdade financeira será alcançada.

No entanto, não há um cálculo exato. E a resposta demanda bastante autoconhecimento.

A liberdade financeira, como acabamos de falar, não está em um determinado valor acumulado na conta bancária e nos investimentos, e sim no estado de espírito.

Por exemplo, você pode dizer que atingiu esse estado quando não precisa mais comparar preços ou optar por uma viagem barata em vez de visitar a Europa, por exemplo.

Com a liberdade financeira, você só deixará de ir para a Europa se tiver outro destino que lhe dê mais vontade de visitar.

Ou seja, os valores que garantem essa liberdade não são os mesmos para todo mundo, afinal, estão relacionados com os desejos de cada um.

Liberdade financeira x independência financeira: Qual a diferença?

Você está perseguindo a independência financeira ou a liberdade financeira?

Os dois termos são usados para expressar conceitos bem parecidos, mas não são sinônimos.Ter independência quer dizer não depender de nada nem de ninguém.

Quem é independente financeiramente, então, não precisa de um empregador, cliente ou familiar para sobreviver.

Ele consegue pagar suas contas sem uma relação de dependência, porque possui uma renda passiva (aquela que é gerada sem que o indivíduo precise dedicar tempo a determinada atividade) suficiente para bancar suas despesas.

Só que isso não quer dizer que essa pessoa não tenha algumas restrições na hora de fazer escolhas que envolvem o dinheiro.

Voltando ao exemplo anterior, seria uma pessoa que tem casa, lazer e mantimentos pagos sem precisar trabalhar, mas não pode viajar para a Europa quando quiser.

Ou seja, é independente do ponto de vista financeiro, pois consegue arcar com todos seus gastos apenas com uma renda passiva.

Porém, ainda não tem a liberdade de não se preocupar mais com dinheiro.

Acho que ficou claro a diferença não é verdade?

Na próxima coluna vou trazer umas dicas do caminho para se alcançar essa liberdade Financeira.

Uma ótima semana para todos!