Dicas de como alcançar a liberdade financeira

Por POR CLAUDIA FEHRIBACH

Saude financeira

Já entendemos o que é liberdade financeira através do conteúdo da coluna passada; hoje vamos conversar sobre os diversos caminhos para alcançá-la.

1)Tenha conhecimento de seus gastos:

Pode ser uma dica muito básica, mas muitos precisam desse primeiro passo.

Se você está em um estágio mais avançado no caminho rumo à liberdade financeira, avance até os próximos itens da lista.

Acontece que não é possível ter liberdade financeira antes de ter independência financeira, assim como não é possível ter independência antes da segurança financeira.

Essa segurança passa por, em primeiro lugar, mapear qual o seu custo de vida atual.

A regra básica é: jamais gaste mais do que você ganhar.

Para isso, é preciso saber exatamente quanto você gasta.

Use algum aplicativo de controle financeiro ou planilha no Excel para registrar tudo o que sai do seu bolso. Crie categorias para contas da casa, despesas com alimentação, lazer e transporte, entre outras.

Você vai notar que só o fato de registrar essas informações rapidamente mudará a maneira como você gasta seu dinheiro.

2. Pague as dívidas acumuladas Depois de entender para onde vai seu dinheiro, você conseguirá reverter a balança entre ganhos e gastos e começar a economizar.

Com o dinheiro que sobrar, a prioridade deve ser se livrar das dívidas, especialmente aquelas com as maiores taxas de juros, como débitos do cartão de crédito e cheque especial.

3. Diversifique as fontes de renda

Se você é um profissional especializado, com grande conhecimento em determinada área, pode criar cursos, livros e tutoriais e vendê-los online.

A grande vantagem desse formato é que você tem um esforço inicial para preparar o conteúdo e, depois, a renda é gerada continuamente, conforme os interessados surgem, sem exigir mais trabalho.

4. Entenda qual o seu perfil de investidor Não adianta apenas reduzir suas despesas por um tempo, trabalhar bastante e economizar dinheiro.

É preciso saber o que fazer com o que sobra e aplicar os valores com inteligência para que rendam bons frutos.

Só que exigem estratégias de investimento diferentes, e você precisa utilizar uma que esteja de acordo com seu perfil de investidor.

Os perfis são: Conservador É o investidor que não tem muita disposição a correr riscos e, por isso, tende a aplicar a maior parte de seu dinheiro em segurança.

Moderado Tem uma disposição maior que o conservador para o risco, mas ainda valoriza a segurança.

O investidor moderado diversifica mais sua carteira, ainda com uma parte considerável em renda fixa,.

Agressivo Entre os três perfis, é o que tem maior disposição aos riscos e, por isso, aposta a maior parte de seu dinheiro na renda variável.

Ele pode sofrer com as instabilidades do mercado, mas, por outro lado, a rentabilidade potencial de suas aplicações é bem maior que a dos demais.

5. Procure uma ajuda especializada sobre investimentos Por mais que você se empenhe em conhecer as particularidades do mercado financeiro, sempre haverá profissionais especializados com mais conhecimento para lhe ajudar.

A liberdade financeira é, quase sempre, um objetivo de longo prazo.

Então, você pode traçar um plano de investimento, sempre analisando os prós e contras do mercado; mas entendo que dinheiro não é mágica; é lógica e matemática.

Uma ótima semana para todos!