Orçamento é a base de finanças saudáveis

Por POR CLAUDIA FEHRIBACH

Saude financeira

Por que temos tanta resistência ao planejamento financeiro?

A cultura brasileira é bastante diversificada, somos empreendedores, muito criativos e normalmente temos muita facilidade de lidar com negócios.

Mas quando se trata de Finanças pessoais parece que sofremos um tranco e temos dificuldade em nos organizarmos.

A base de uma vida financeira saudável começa sem dúvida pela criação de um orçamento. O maior problema é que para grande parte da pessoas, o orçamento é visto como uma limitação de desejos e não como ponto de partida de um planejamento.

Muitas vezes atendendo clientes, eu mudo o nome de orçamento planejamento de despesas. Parece uma besteira não é ? Mas descobri que a maioria das pessoas tem um desempenho bem maior quando usamos este nome.

Dinheiro é uma energia de emoção para a maioria das pessoas, quando deveria ser somente uma questão de lógica e matemática.

E observando histórias de clientes passados, cheguei a conclusão que a grande maioria realmente teve um desempenho superior através de uma planejamento mais organizado, como por exemplo usando o sistema de envelopes.

Neste sistema você divide todo o seu dinheiro; fisicamente falando, em despesas fixas, variáveis e especial.

As despesas especias são os desejos, os sonhos, as coisas que você deseja alcançar.

E em todos os envelopes, você estabelece o valor de cada atividade ou compromisso. Assim se você por exemplo adora comprar no Target e não se controla e cada vez que entra lá pra comprar leite você sai com $350 de compra…este sistema vai te ajudar.

Vamos dizer que você estabeleça $300 por mês para o envelope do Target, e você foi lá duas vezes e gastou $150 cada… isso quer dizer que este mês não tem mais visitinha ao Target. Ou vamos dizer que este mês você só foi uma vez e gastou $200. O mês passou você recolocou os $300, mas haviam sobrado $100, então este mês você tem $400 pra gastar.

Parece um sistema simples não é? Mas é por que é simples mesmo!!!!

Existem hoje em dia carteiras com envelopes acoplados; assim já fica tudo super bem organizado na sua própria bolsa! Mas na verdade tudo o que você precisa é fazer uma lista de todos os seus gastos, e anotar cada atividade em um envelope comum… arruma uma caixinha para manter tudo organizado e pronto. Depois se você tomar gosto por esta maneira de se organizar, aí pode pensar em comprar os tais envelopes de curtir.

Seguindo este sistema, as chances são que seu orçamento vai entrar nos eixos, você vai adquirir alguns hábitos financeiros saudáveis, e todo mundo sai ganhando neste processo.

Se você tem dificuldade em se orçamentar, está na hora de se tentar algo diferente.

Faça este compromissos com você por pelo menos 6 meses… e depois me conta o que aconteceu.

Se você tiver alguma dúvida; entra em contato com a gente.

Uma ótima semana para todos!