Crenças Financeiras

Por POR CLAUDIA FEHRIBACH

Saude Financeira

Acrença negativa sobre dinheiro é aquele tipo de coisa que quase todo mundo tem. As crenças são do nível inconsciente, isso significa que mesmo sem nos dar conta elas influenciam a percepção. Estas crenças que permeiam a vida financeira, sao muitas vezes algumas falas populares que acabam internalizadas, independentemente de que nos tenha dito. Estas ideias são limitadoras e estão profundamente enraizadas na sociedade.

Vamos rever algumas destas crencas ?

"O dinheiro não traz felicidade"

O dinheiro sozinho não traz felicidade, mas é um meio para a alcançar. Uma vez que por si não tem valor, mas nos da o poder de escolha. Estudos comprovam que, em geral, quanto mais ricas, mais felizes as pessoas são. Mas, o dinheiro apenas parece estimular a felicidade que está associada a boas relações sociais, saúde, concretização do propósito de vida, entre outros.

Também a motivação que está por detrás do enriquecimento é fundamental para determinar se o dinheiro te fará feliz. Se tiver origem negativa (como medo, raiva ou necessidade de provar algo a si mesmo ou a alguém), o dinheiro nunca lhe trará felicidade. Se tiver uma base positiva (se o dinheiro surgir da concretização do seu propósito de vida), certamente irá contribuir para a sua felicidade.

"O dinheiro é sujo/corrupto"

O dinheiro é apenas um objeto, um meio de troca, não sendo por isso sujo ou limpo, corrupto ou honesto. Quem pode receber estes adjetivos são algumas das pessoas que fazem coisas corruptas e desonestas com o dinheiro, mas não se trata de uma maioria.

"O investimento é para os ricos"

Toda e qualquer pessoa pode poupar e investir parte da quantidade de dinheiro que ganha. Aliás, o próprio mercado financeiro está aberto a qualquer pessoa, desde que haja interesse para tal. cabe a você tomar a iniciativa de poupar, mesmo que uma pequena quantidade por mês.

"O dinheiro não cresce em árvores"

Esta frase é você já ouviu de seus pais quando era criança e pediu para comprarem algo caro. Quando esta frase é dita nesta circunstância nos parece que ganhar dinheiro é difícil, árduo e penoso, então é melhor deixar pra lá.

Esse dizer deveria ser substituir por: O dinheiro cresce como uma árvore. Planta-se uma semente e rega-se ( poupa-se) e faz-se o dinheiro render (investe-se). Com o tempo, como na árvore, é possível colher os seus frutos (ou o resultado de ter poupado); Dica: Ao invés de dizer "não posso comprar isto", pense antes "no que preciso fazer para comprar isto".

"Quanto mais riqueza tiver, menos há para os outros"

Na realidade, é justamente ao contrário, pois quando alguém fica mais rico acaba aumentando a possibilidade de colaborar no crescimento da riqueza dos outros. Enriquecendo a pessoa pode gerar empregos e também com tributos monetários, por exemplo para campanhas de educação em países pobres, ajudaram milhares de pessoas a melhorar as suas condições de vida.

Para mudar as crenças:

1) É preciso tomar de consciência do comportamento cíclico que criamos.

2) Identifique as crenças sobre dinheiro. De quem são? São suas ou são falas de seus pais? Se for dos seus pais, livre-se disso, senão você irá continuar repetindo estes comportamentos que prejudicam sua saúde financeira. Seja livre destes preconceitos! .

3) Avaliar os seus sentimentos em relação em dinheiro e perceba o quanto isto está ligado a sua atual situação financeira (dívidas). Através da reflexão se percebe a necessidade de mudar.

4) Acredite na abundancia que existe em torne de voce. Ela e real e esta a disposicao de todos nos.

Uma otima semana!