Fim de ano e as tais resoluções

Por POR CLAUDIA FEHRIBACH

Saude Financeira

Estamos no fim do ano… e todo ano é a mesma coisa: Vem aquela vontade louca de mudar e o anseio pelo novo. Na verdade as resoluções de ano novo são bem mais do que um simples ritual Todo fim de ano é a mesma coisa: primeiro a gente pensa que o ano passou voando. Essa sensação fica cada vez mais recorrente conforme o tempo passa e, ainda que este "fenômeno", pode ser explicado pela psicologia e pela neurociência.

Deixa eu explicar melhor , mesmo que o tempo seja o mesmo para todo mundo, cada qual percebe sua passagem de forma diferente. Existem diversas explicações para isso, a rotina maçante ou o uso desenfreado dos aparelhos tecnológicos. Todos esses aspectos intensificam a sensação de o tempo passar mais rápido.

Para quem vive essa sensação, às vezes experimenta também o sentimento de não ter cumprido as promessas de ano novo. Afinal, isso é comum. Muitas pessoas sofrem para manter as metas para um ano novo.

Você sabia que 77% das pessoas seguem as suas promessas por 1 semana, enquanto apenas 19% por 2 anos. Nesses casos, as pessoas bem-sucedidas relataram empregar significativamente mais controle de estímulo, reforço e força de vontade do que os malsucedidos nos 2 anos.

Agora não existe planejamento sem existir uma meta específica. E se eu fosse traçar um mapa de ação; seria mais ou menos assim:

Estabelecer metas concretas Estabelecer tempo necessário.

Planejamento Afastar o medo de fracassar Novo ano, novas metas, certo? Em partes. O ano novo deve ser tratado como um momento importante de reflexão. Assim, deve-se pensar sobre o comportamento empregado nos últimos 12 meses e quais mudanças positivas no estilo de vida devem ser feitas. Simples assim, separar o que deu certo do que não deu… aí fica mais fácil concentrar no positivo e intensificar estes hábitos.

Agora o que não dá, é pensar que o ano novo carrega uma varinha de condão que vai fazer ficar tudo perfeito no ano seguinte. Nada de mudanças radicais… essas então não se sustentam mesmo!

Transformações assim são difíceis e se provam com pouca aderência ao longo do tempo.

Definir metas pequenas e atingíveis ao longo do ano, em vez de uma meta singular e avassaladora em 1º de janeiro, pode ajudá-lo a alcançar mais fácil os seus objetivos.

Assim vamos trazer esse assunto parar a área financeira:

Se seu objetivo é acabar com as dívidas de cartão de crédito, por exemplo, não adianta pensar que você vai pagar $20,000.00 em alguns meses.

objetivo: pagar $20K em cartões.

Tempo: 3 anos Cortar gastos, fazer um funil financeiro; aumentar a renda com um trabalho part time e muito importante não fazer mais nenhum gasto até encerrar esta dívida.

Pensar e listar como você vai se sentir completamente sem dívidas ( não tem medo que possa competir com essa sensação de liberdade …) Se você seguir este modelo, vai dar certo com qualquer tipo de resolução que você tenha!

Eu desejo a todos um bom fim de ano e um 2022 muito abundante para todos vocês!