Dinheiro & Casais: Como enfrentar este desafio?

Por POR CLAUDIA FEHRIBACH

Saude financeira

Viver a dois, já é um grande desafio. As dificuldades podem ser ainda maiores quando o assunto é dinheiro. Pesquisas neste campo revelam que mais de 48% dos casais brigam por causa de finanças, sendo que 51% culpam o outro pelo desequilíbrio financeiro. E aí vira aquele jogo do empurra que no fim das contas não leva nada!

E quais são os primeiros passos na direção certa?

Para um casal que está começando uma relação formal, pode ser difícil focar na vida financeira quando há fatores como carreiras em início e desejos de consumo que não foram saciados ou mesmo divulgados.

O principal desafio é conseguir sentar e definir, já no início do relacionamento , como vão gerir as finanças conjuntas. E muitas vezes isso acontece pois as pessoas tem tabu ao falar de dinheiro.

Um tabu que beira a vergonha… e estranho mas acontece demais…

Quando se trata da divisão das despesas da casa, o acordo varia de casal para casal: existem aqueles que preferem dividir as despesas proporcionais à renda de cada um, enquanto outros adotam o critério "meio a meio", e tudo que estiver fora desse acordo pode ser tratado individualmente.

Obviamente, manter a individualidade é importante, mas vamos combinar que não dá para um casal não ter metas conjuntas

Se já no começo não há uma conversa franca, com o passar do tempo, sentar e mudar o jeito de administrar o dinheiro do casal fica cada vez mais complicado.

E aí podem começar as infidelidades financeiras…você já foi infiel financeiramente?

Por exemplo, existem relacionamentos onde o marido sempre é o mais consumista da relação.

E se a pessoa tem uma compulsão por compras, fica muito pior, podendo até a adiar a realização de alguns projetos em comum, como a compra da primeira casa.

Situações como deixar uma compra escondida no porta-malas do carro ou comprar algo e omitir o valor real para o parceiro são práticas comuns para muitas pessoas… E isso complica ainda mais a situação.

Essas omissões se encaixam na definição de traição financeira, e na maioria das vezes, quem comete nem mesmo percebe ou sabe o quanto isso pode ser prejudicial para a relação.

Para evitar essas situações, é importante que cada um reserve para si mesmo uma espécie de "mesada", um valor destinado a se auto presentear de tempos em tempos, combinado entre os dois, dentro do orçamento e livre de culpa.

Compreender que existem perfis financeiros diferentes já é um grande passo para entender a forma como cada um lida com o dinheiro e, com isso, os casais podem encontrar recursos para que essas características não prejudiquem a vida financeira familiar.

Um grande gerador de conflito na relação é quando não há uma explicitação dos desejos e das prioridades, como quando um quer comprar um carro novo e outro, fazer uma viagem fantástica por exemplo.

Agora a resolução é muito simples, o segredo é conversar. A falta de diálogo é um desafio unânime, um ponto em comum tanto para casais que estão começando a relação quanto para aqueles que já estão juntos há bastante tempo.

É difícil para todo mundo,mas extremamente necessário para se ter uma vida financeira feliz e saudável.

Quero ouvir de vocês? Como funcionam as finanças na sua relação?

Uma ótima semana para todos!