Você conhece a Síndrome do Elefante Preso?

Por POR CLAUDIA FEHRIBACH

Saude Financeira

Você já pensou porque o elefante, um animal enorme, fica preso a uma corda frágil que, com poucos esforços, ele arrebentaria?

Isso ocorre porque o homem usa um meio eficaz de submetê-lo, quando o elefante ainda é um bebê e desconhece a força que tem.

Preso a uma corda, o bebê elefante tenta escapar. Faz esforços, se debate, se machuca, mas não consegue arrebentar as amarras.

A cena se repete por alguns anos. O elefante desiste.

Vencido pelas amarras, ele acredita que todos os seus esforços serão inúteis, para sempre.

Assim é que, depois de adulto, o gigante fica preso a uma fina corda que ele poderia romper com esforços insignificantes.

Por que um ser tão grandioso, com tantos talentos, se deixa vencer por amarras tão sutis e sem fundamento?

São cordas invisíveis que vão imobilizando um gigante e, por fim, ele se conforma e se submete.

Às vezes quando pequenos somos amarrados com "cordas" - conceitos, doutrinas, costumes, ensinamentos de obediência - e crescemos carregando estas amarras na mente.

Claro, quando somos pequenos é necessário que alguém cuide de nós, nos eduque, nos proteja, nos encaminhe para a vida, porém, toda esta didática emprega o medo! Desde a mais inocente história nos contada tem fundo de submissão; o Bicho papão, a Cuca vem pegar, Saci-Pererê, Mula sem cabeça, o medo do escuro, a religião dominante onde se reside é que a correta, o pecado, Deus castiga...

Essas amarras muitas vezes trazem os conceitos financeiros entranhados nelas também. Pense comigo: quantas vezes você não seguiu adiante com um objetivo financeiro por pensar que não merece ou não tem a capacidade de chegar a tal nível?

Quais são as amarras que te prendem mentalmente e não te deixam prosperar. Ou quais as amarras te deixam em situação de consumo onde as contas do cartão de crédito são cada vez maiores? O que te faz perder o controle?

Jamais devemos nos ater a um só princípio ou causa. Quanto mais se sabe sobre outras coisas melhor entendemos e respeitamos nossos semelhantes.

Você é um ser especial.

Seu destino lhe pertence. Não se permita prender pelas cordas invisíveis que outras mentes desejam impor a você.

Você tem um sol interior e sua força é muito maior do que possa imaginar.

Rompa com todas as amarras e busque as alturas. Busque os seus sonhos, busque o que te faz vibrar…

Pense nisso, mas pense agora. Porque o amanhã não nos é prometido. O tempo da mudança, o tempo da virada e AGORA!!!

Solte as amarras invisíveis que teimam em prender a sua mente e tentar te fazer acreditar que você não tem poder de mudança. VOCÊ TEM!!!

Comece seu planejamento financeiro, revise seu orçamento, planeje aquele negócio que você sempre sonhou. Comece a sua reserva financeira, organize e planeje o pagamento de suas dívidas. Comece seu plano de aposentadoria. Voe, voe o mais alto que você conseguir, e quando você olhar para baixo vai ver que as amarras eram fictícias e que nunca pertenceram a você!!!

Boa semana e muita produtividade para todos!