A inflação está comendo o seu dinheiro?

Por POR CLAUDIA FEHRIBACH

Saude Financeira

O que a inflação realmente está fazendo na economia? Parece mentira, mas quantas vezes a palavra inflação fez parte do seu vocabulário quando você ainda morava no Brasil? Para a maioria dos brasileiros, inflação sempre fez parte do cardápio, mas aqui nos EUA nunca realmente chegou a ser um problema… até agora.

Os índices inflacionários tem crescido com uma velocidade no mínimo interessante.

E a inflação não está apenas corroendo seu poder de compra - também está devastando sua conta poupança.

Se você é como muitas pessoas, os juros que está ganhando com seu dinheiro estão sendo completamente corroídos pela inflação. Isso porque a taxa anual de inflação vem superando as taxas de juros das cadernetas de poupança há anos.

Vejamos alguns números...

Digamos que você tenha $ 10.000 em uma conta poupança que pague 1% de juros. Depois de um ano, você teria ganho $ 100 em juros, o que parece um retorno decente.

Mas se a inflação estiver em 2%, o poder de compra do seu dinheiro diminuiu 2% no mesmo período. Em outras palavras, os $ 10.100 que você tem em sua conta podem comprar menos do que $ 10.000 poderiam comprar um ano atrás.

Como resultado, seu retorno real sobre o investimento - ou o retorno após a inflação ser considerada - é, na verdade, negativo em 1%.

Agora, vamos trazer isso para o mundo real - em 2022, a taxa de inflação total foi de 8,5% até agora,¹ enquanto a taxa média de juros para contas de poupança é de apenas 0,13%.²

Isso significa que para cada $ 100 que você tem em uma conta poupança, o poder de compra desse dinheiro diminui em $ 8,50, enquanto o valor do seu dinheiro cresce apenas $ 0,13.

Em outras palavras, a inflação está massacrando absolutamente sua conta poupança.

Então, o que você pode fazer sobre isso?

Simples — encontre ativos que cresçam a uma taxa que supere a inflação.

Uma opção é investir em ativos com altas taxas de juros compostos, como certos tipos de títulos. Outra estratégia é investir em opções que tenham potencial para gerar altos retornos, como imóveis por exemplo.

Você também pode iniciar um negócio que pode ser dimensionado rapidamente e gerar um alto retorno sobre o investimento.

Qualquer que seja a estratégia escolhida, a chave é encontrar um ativo que cresça a uma taxa que possa superar a inflação.

Portanto, não fique de braços cruzados e observe como a inflação destrói sua conta poupança - tome medidas e encontre um investimento que o ajude a acompanhar o aumento do custo de vida. Caso contrário, você acabará perdendo terreno financeiramente.

O fato é que nem a poupança, nem o mercado de ações está muito interessante no momento. Então se liga e protege sei dinheiro deste perigo silencioso.

Uma ótima semana para todos!