Compreendendo o poder dos juros compostos em Investimentos

Por POR CLAUDIA FEHRIBACH

saude financeira

Investidores bem-sucedidos como Warren Buffett não acertaram simplesmente em cheio na escolha de ações.

Warren Buffett acertou muitas vezes, mas foram os juros compostos que transformaram esses ganhos em conquistas de investimento históricos.

Juros compostos não precisam ser um grande mistério. Significa apenas que o aumento anual é adicionado ao saldo do ano anterior, o que, em média, dá a cada ano uma base maior para o aumento do ano seguinte. O conceito de composição aplica-se a qualquer poupança ou investimento com juros ou a ganhos percentuais médios.

Aqui está um exemplo rápido:

Investimento inicial: $ 10.000 Taxa de juros: 7% A regra de 7 e 10 Há uma razão pela qual um retorno de 7% foi escolhido para este exemplo. Você pode ver que o retorno total dos juros em 10 anos é quase o dobro do investimento original. Este é um exemplo da "Regra dos 7 e 10", que diz que o dinheiro dobra em 10 anos com 7% de retorno e que dobra em 7 anos com 10% de juros. Não é uma regra exata, mas é próxima o suficiente para que você possa estimar rapidamente sem uma planilha ou calculadora.

Na verdade existe a regra do 72 que tambem de ajuda a entender o poder dos juros compostos. Se voce quiser saber quanto tempo demora um investimento para dobrar de tamanho, pegue o numero 72 e divida pelos juros do investimento que voce procura. Por exemplo se eu colocar $100 em um investimento de 1% por ano, o mesmo vai se tornar $200 em 72 anos!!! (72/1%=72 anos). Assim fica mais tranquilo entender por que e tao importante procurar por juros que sejam mais altos.

O exemplo de juros da tabela apenas começa a mostrar o poder dos juros compostos. Não inclui nenhum investimento adicional após o primeiro ano. Ao investir, os juros compostos pode vir de mais de um lugar, especialmente se as ações que você possui pagam dividendos. (Um dividendo é uma parte do lucro que é distribuído aos acionistas.) Composição em investimentos Investir em ações ou fundos mútuos pode fornecer um retorno anual médio de acordo com o exemplo de juros simples, assumindo que os investimentos são bem diversificados para imitar o desempenho do mercado amplo.

Por exemplo, o retorno do S&P 500 nos últimos 10 anos é pouco mais de 7% anualizado. Quando você ajusta os dividendos, o retorno anualizado é próximo a 10%. Se esses números soam familiares - como a regra de 7 e 10 - é uma coincidência, mas os últimos 10 anos de retornos do S&P estão muito próximos das médias históricas. Sabendo o que sabemos agora, é fácil descobrir que $ 10.000 dobrarão em 7 anos, supondo que o desempenho do mercado esteja alinhado com as médias históricas. Na realidade, o desempenho do mercado pode ser maior ou menor do que as médias anteriores - mas em uma linha de tempo mais longa, picos e vales de curto prazo geralmente se misturam em uma tendência geral de direção.

Se você está preocupado por não saber tanto sobre investimentos quanto Warren Buffett, não pense que precisa ser um oráculo para ser um investidor de sucesso. Muitas vezes, a melhor ação a ser escolhida por investidores individuais pode ser nenhuma ação. Há uma infinidade de opções de investimento para escolher sem comprar ações diretamente.

Ate porque hoje existem planos nos EUA onde voce pode aproveitar de forma intensa a " magica" dos juros compostos em sua proprias financas.

Converse com seu profissional financeiro licenciado sobre quais opções podem estar disponíveis para você.