Sonho Americano vira pesadelo para novos imigrantes

Por

Economia

Ainflação já é a maior dos últimos 40 anos. Esse impacto pós pandêmico na economia assusta os novos imigrantes que não param de chegar. A busca por melhoria de vida, segurança educação pública de qualidade para os filhos ainda é o que os movimenta, contudo o custo do sonho está mais perto do pesadelo do que nunca.

Morar de aluguel se tornou inviável. Considerando um custo médio por uma família de 3 pessoas em um imóvel de dois quartos fica US$ 2.500, dados do Zillow, outubro de 2022. Essa conta não fecha considerando o ganho por família. Hoje o imigrante indocumentado ganha em média, segundo BLS Bureau of Labor Statistics. menos de $ 40.000 por ano que mensalmente chega US$3.333, não fazendo face sequer a moradia.

Comprar uma casa para o recém chegado também não é tarefa fácil. O sistema bancário não faz financiamento imobiliário para não residentes permanentes que ainda não possuem emprego fixo ou comprovação de dois impostos de renda. Empresas financeiras que fazem isso exigem além de muitos documentos 30% de entrada no valor do imóvel. Somando as despesas de aquisição, impostos e comissão do corretor esse negócio fica inviável.

Abaixo para se ter uma ideia do sobrepreço que a inflação trouxe no setor imobiliário. Corresponde a alta até agosto de 2021. Esse preço já agregado ao valor do imóvel, segundo analistas tende a reduzir com a queda da demanda causada pela própria inflação.

Na pratica não é o que estamos vendo. A redução no valor dos imóveis tem sido cosmética, entre 10 a 20%, ou seja, tem muita gordura ainda para queimar nesses imóveis com toda essa inflação.

Esses preços pressionam os alugueis que prejudicam ainda mais o imigrante.

O termômetro desse pesadelo se vê na quantidade de pessoas em busca de um quarto ou por imóveis mais afastados em vizinhança com menos segurança. O abandono do imóvel e a volta para o Brasil também amplia essa noção de pesadelo americano.

A possibilidade e agravamento da crise na Europa, A guerra na Ucrânia, o preço dos combustíveis fosseis, e a escassez de alimentos pode tornar a vida dessas pessoas ainda mais difícil. O câmbio hoje com taxa de conversão a 5,26 também ajuda a acabar com as receitas vindas do Brasil.

A atual insegurança política no Brasil e no mundo traz incertezas que também faz o câmbio oscilar muito, apesar dos bons números apresentados na economia brasileira, pós pandemia. No final das contas sonho ou pesadelo depende de quem vive a história. O esforço de cada um trabalhando em dois ou três empregos e evitando custos desnecessários pode ajudar a manter viva a chama do American Way of Life. Para muitos o sonho está só começando.