A Jovem Guarda completa 55 anos

Por

Jovem Guarda

Omovimento Jovem Guarda completou 55 anos. Nascido no dia 22 de agosto de 1965 como programa de televisão na TV Record, com apresentação de Erasmo Carlos, Roberto Carlos e Wanderléa, a Jovem Guarda mudou costumes, criou gírias próprias, e lançou moda entre jovens de todo país.

O movimento musical surgiu, na época, com letras românticas, guitarras e influências do rock e pop dos Estados Unidos, da Inglaterra e da Itália, e de astros como Elvis Presley, Rolling Stones e The Beatles. No Brasil, marcaram a época, além dos artistas que comandavam o programa de TV, Martinha, Leno e Lilian, Jerry Adriani, Rosemary, Vanusa, as bandas Golden Boys, Renato e Seus Blues Caps e Os Incríveis, entre outros.

Além de movimento musical, a Jovem Guarda influenciou no comportamento dos jovens e inspirou a moda e as tendências dos anos 60 com as mini-saias, as calças saint-tropez, muitas cores e estampas, além de cabelos compridos para os homens.

Gírias como "broto", "papo firme", "biruta, "abafar", "caranga" e "prafrentex" nasceram e foram muito usadas no período áureo do movimento. Uma consulta no banco de dados do ECAD mostra as 20 músicas da época que continuam embalando os fãs do movimento musical. O estudo aponta as canções mais gravadas entre 20 sucessos e mostra quais foram mais executadas nos últimos anos nos segmentos de Rádio e Casas de Festas e Diversão. A faixa mais gravada até hoje é "Vem Quente Que Eu Estou Fervendo", composta por Carlos Imperial e Eduardo Araújo, que na época fez muito sucesso na voz de Erasmo Carlos.