Taça Libertadores: caminho para a 'Glória Eterna'

Por

A bola começou a rolar nesta semana para a competição de clubes mais importante das Américas, que leva à 'Glória Eterna', como diz o slogan criado pela Conmebol, entidade que promove o futebol na América do Sul. E a Taça Libertadores 2023 conta com sete representantes brasileiros: Flamengo, Palmeiras, Atlético Mineiro, Corinthians, Athletico Paranaense, Fluminense e Internacional. A decisão será disputada no dia 11 de novembro no Maracanã.

Atual campeão, o Flamengo é cabeça de chave do Grupo A, que também conta com Racing (Argentina), Aucas (Equador) e Ñublense (Chile). Já o Internacional está no B, que tem como cabeça de chave o Nacional (Uruguai). A chave é completada por Metropolitanos (Venezuela) e Independiente Medellín (Colômbia).

No Grupo C o cabeça de chave é o Palmeiras, que é acompanhado por Barcelona (Equador), Bolívar (Bolívia) e Cerro Porteño (Paraguai). O Fluminense está no D, com River Plate (Argentina), The Strongest (Bolívia) e Sporting Cristal (Peru).

O representante do Brasil no Grupo E é o Corinthians, que encara Independiente del Valle (Equador), Argentinos Juniors (Argentina) e Liverpool (Uruguai). Já o G terá a presença de duas equipes do Brasil: Athletico-PR e Atlético-MG. Além de Libertad (Paraguai) e Alianza Lima (Peru).

Apenas duas chaves não contam com representantes do Brasil. O Grupo F é formado por Boca Juniors (Argentina), Colo-Colo (Chile), Monagas (Venezuela) e Deportivo Pereira (Colômbia); e o Grupo H conta com Olimpia (Paraguai), Atletico Nacional (Colômbia), Melgar (Peru) e Patronato (Argentina).

Copa Sul-Americana A Copa Sul-Americana, espécie de Segunda Divisão da Libertadores, também começa nesta primeira semana de abril com 32 equipes, divididas em 8 grupos de 4 clubes. Os vencedores de cada grupo avançarão diretamente para a fase das Oitavas de Final.

As equipes no segundo lugar de cada grupo disputarão um Play Off onde enfrentam o terceiro classificado dos grupos da Libertadores, para definir os confrontos das oitavas de final. Botafogo, Bragantino, São Paulo, Santos, América-MG, Goiás e Fortaleza são os representantes do Brasil.