O que você precisa saber antes de assistir "WandaVision", nova série do Disney+

Por JANA NASCIMENTO NAGASE

Elizabeth Olsen é Wanda Maximoff e Paul Bettany é Vision em "WandaVision".

Los Angeles – Estreia na plataforma digital Disney+ (Disney Plus) na sexta-feira, dia 15 de janeiro, a nova série da Marvel, "Wandavision", uma das séries mais esperadas do ano. Após os eventos de "Avengers: Endgame" (2019), Wanda Maximoff/Feiticeira Escarlate e Vision (Visão, no Brasil) se esforçam para levar uma vida normal no subúrbio e esconder seus poderes. Mas a dupla de super-heróis logo começa a suspeitar que nem tudo está tão certo assim. Eles se encontram, na verdade, dentro de uma constante sitcom, que vai desde a década de 50 até os dias de hoje. Conforme o tempo passa, Wanda e Visão perdem o controle da situação, sem saber mais o que é real e o que é ficção. A série faz homenagens a clássicas series de TV dos anos 50, 60, 70, 80, 90... No elenco estão Elizabeth Olsen, Paul Bettany, Kathryn Hahn, Teyonah Parris, Randall Park, entre outros.

A série conta com 9 episódios, que foram dirigidos por Matt Shakman e escritos por Jac Schaeffer, e serão disponibilizados na plataforma digital todas as sextas-feiras, com exceção dos dois primeiros que estarão disponíveis no dia 15 de janeiro. ‘WandaVision” dá início a tão aguardada fase 4 do MCU (Marvel Cinematic Universe) ou UCM (Universo Cinematográfico Marvel), em português. Essa série também tem a produção dos estúdios da Marvel para o Disney+, diferentemente das outras séries produzidas com as personagens dos quadrinhos, como Jessica Jones, Daredevil, que não tinha muita ligação com os filmes.

Os estúdios da Marvel realizaram a coletiva de imprensa virtual da série no último domingo, 10 de janeiro. Eu tive a oportunidade de participar e assistir aos três primeiros episódios da série em preparação para a coletiva. Vou ser bem honesta, achei que três episódios não foram suficientes para eu fazer uma avaliação completa e verdadeira. Posso afirmar que “WandaVision” é algo bem diferente do que você viu nesse universo da Marvel. Bom, mas vamos ao que interessa, não é mesmo? Aqui o que eu descobri durante a coletiva de imprensa!

Estavam presentes, virtualmente, os atores Paul Bettany, Elizabeth Olsen, Teyonah Parris (“Monica Rambeau”), Kathryn Hahn (“Agnes”), que interpretam Vision, Wanda Maximoff, Monica Rambeau, Agnes, respectivamente, o diretor Matt Shakman, a roteirista Jac Schaeffer e o produtor e presidente da Marvel Kevin Feige.

  • A série faz homenagens a clássicas sitcoms do passado como I Love Lucy (1951-1957), The Dick Van Dyke Show (1961-1966), A Feiticeira (Bewitched, 1964-1974), e A Família Sol-Lá-Si-Dó (The Brady Bunch, 1969-1974).
  • Os programas de televisão homenageados em “WandaVision” são os programas voltados para a famílias. Eles sabiam que não poderiam incluir todas elas, como por exemplo Taxi (1974-1983).
  • O primeiro episódio foi gravado com plateia ao vivo, na era nos anos 1950. Gravar na frente de um público ao vivo foi uma experiência extraordinária para Elizabeth Olsen. Ela precisava se alimentar da energia do público, o que era algo completamente novo para ela. Elizabeth também mencionou que se inspirou em Mary Tyler Moore, Elizabeth Montgomery e uma pitada de Lucille Ball para criar sua personagem.
  • Paul Bettany disse que para criar o Vision para a série ele misturo Dick Van Dyke e Hugh Laurie com um toque de Tony Stark.
  • A atriz Teyonah Parris interpreta Monica Rambeau, na fase adulta, personagem do Captain Marvel (Capitã Marvel) de 2019. Ela confirmou que aparecerá em Captain Marvel 2.
  • Teyonah também mencionou que vamos saber mais da vida e história da Mônica durante “WandaVision”. Ela acredita que o mistério por trás de sua personagem é algo bom.
  • O diretor Matt Shakman diz que a série vai ficando mais maluca à medida que a história vai avançando. Ele não contou em que década a primeira temporada termina, mas acredita que os fãs vão adorar.
  • Jac Schaeffer comentou sobre os diálogos e a quantidade de tempo que ela gastou para acertar o tom. Ela se divertiu fazendo os primeiros episódios, que se passam nos anos 1950, porque ser uma época que ela nunca tinha escrito antes.
  • No meio dos episódios, há comerciais de televisão que se conectam aos filmes anteriores do MCU. Eles foram feitos propositalmente para não serem óbvios, mas os fãs mais radicais dos filmes da Marvel serão capazes de conectar os pontos.
  • Já Kevin Feige acha que “WandaVision” não funcionaria como um filme, e é por isso que a série foi criada.
  • Quando questionado sobre a Fase 4 do MCU, Kevin disse que espera que os fãs da Marvel estejam prontos para o novo, pro diferente. Falcon and the Winter Soldier deveria ter sido o primeiro filme a estrear no Disney+, mas devido à pandemia, “WandaVision” foi por top da lista (a série era a quinta da lista). Porém, ele diz também que as datas de estreia não importam muito e que ele está muito feliz que este programa tenha estreado primeiro.