Cineastas latinas fala de trazer o humor para o festival LALIFF 2025

Por JANA NASCIMENTO NAGASE

Juliana Betancourth, Gabriela Paciel e Sofía Rovaletti no set de filmagens do curta "I F*cking Hate You!"

Los Angeles - O LALIFF, Festival Internacional de Cinema Latino de Los Angeles (LALIFF – Los Angeles Latino International Film Festival), de 2025 teve início a sua 24ª edição no dia 28 de maio. Como todos os anos, o festival destaca longas-metragens, curtas-metragens e séries americanas e do exterior, com música e um toque de comédia. O festival, promovido pelo Instituto de Cinema Latino (LFI – Latino Film Institute), oferece à indústria do entretenimento latino um espaço para se exibir.

Eu tive a oportunidade de conversar exclusivamente com a diretora Gabriela Paciel e as produtoras Juliana Betancourth e Sofía Rovaletti sobre o curta-metragem “I F*cking Hate You!”, que estreia no dia 29 de maio no Los Angeles Latino International Film Festival (LALIFF), às 7;45pm, no Egyptian Theater, em Hollywood, na Califórnia.

Vamos conferir a entrevista:

 

Estrelado por Andrea Archila e Xavier Gonzalez, esta comédia de humor negro de estilo western acompanha Michelle e David a caminho do casamento de Michelle. Mas quando um pneu furado os deixa presos no deserto, tensões latentes vêm à tona. Ainda sofrendo uma perda recente, suas feridas emocionais explodem em um confronto visceral dentro de uma casa abandonada, forçando-os a lutar por suas vidas e, por fim, um pelo outro.

“I F*cking Hate You!” foi desenvolvido como parte da Bolsa de Inclusão do Instituto de Cinema Latino (LFI Inclusion Fellowship), um programa dedicado a capacitar novos cineastas com o apoio da Netflix. O curta-metragem explora emoções intensas como tristeza, raiva e reconciliação dentro de uma dinâmica familiar muito complexa.

O Los Angeles Latino International Film Festival acontece entre os dias 28 de maio e 1 de junho.