Com prós e contras, internet ganha cada vez mais espaço
Para o técnico em informática, Lecir da Silva Junior, ao mesmo tempo que a população mundial atual tem a internet como um dos meios de comunicação mais usados e baratos, podendo através dela se comunicar com uma pessoa que se encontra em outra rua, cidade ou até país, há também quem a utiliza de forma inapropriada. “É preciso ter muito cuidado para não ser induzido e, principalmente, os pais devem ficar de olho para ver como seus filhos estão usando a internet, pois o uso inapropriado pode acabar até mesmo em tragédia para a família”, ressalta.
Para a auxiliar de escritório, Mariane Schulz Dorpmüller, a internet tornou-se uma necessidade no trabalho e também para o lazer. “Ela (internet) simplifica a nossa vida, pois tudo se torna mais fácil e rápido. Podemos nos comunicar e compartilhar várias coisas em tempo real com nossos amigos, fazer compras sem ao menos sair de casa, saber de tudo o que acontece no mundo inteiro com apenas um clique. Para mim, atualmente é um meio necessário, pelo qual me tornei dependente e já não conseguiria viver sem”, enfatiza Mariane.
O estudante, Ricardo Borguet, também utiliza a ferramenta para realizar pesquisas e para o o tempo livre, mas afirma estar ciente sobre seus prós e contras. “Nao só a internet, mas qualquer outro meio de comunicação em massa tem seu lado positivo e negativo, devendo cada pessoa extrair o melhor que ela tem a oferecer”, salienta. Brasil na rede
De acordo com dados do Ibope, no Brasil há aproximadamente 70 milhões de usuários de internet, sendo 41,7 milhões usuários ativos, representando um crescimento de 13,2% de um ano para o outro. Somando as pessoas que possuem acesso no trabalho, o número salta para 51,8 milhões de usuários ativos. Desses, 38% acessam a web diariamente e 87% semanalmente.
A internet se tornou o terceiro veículo de maior alcance no Brasil, atrás apenas do rádio e TV. Cerca de 87% dos internautas utilizam a rede para pesquisar produtos e serviços. Antes de comprar, 90% dos consumidores ouvem sugestões de pessoas conhecidas, enquanto 70% confiam em opiniões expressas online, diz a pesquisa.
Os dados colocam o Brasil na quinta posição no raking de países internautas, liderado pela China e seguida pelos Estados Unidos. O Ibope justifica esse crescimento virtual intenso no Brasil com o crescimento paralalelo da classe C e a maior acessibilidade dos computadores residenciais.
A cobertura de serviços também tem facilitado. Em 2011, o uso de banda larga móvel no Brasil teve crescimento de quase 100%, conforme mostra o balanço divulgado pela Huawei e pela consultoria de telecomunicações Teleco.
Ajude a proteger as crianças na web
Passo 1: decida onde seu filho pode ou não ir na internet
É recomendável visitar alguns sites para crianças. Preste atenção especial em sites que coletam dados pessoais. Bloqueie conteúdo inapropriado: uma das melhores defesas contra conteúdo inapropriado é bloqueá-lo antes que seja visto. Os softwares da Microsoft oferecem diferentes modos de fazer isto.
Passo 2: aumente sua segurança e privacidade Além de bloquear conteúdo inapropriado, é recomendável bloquear sites e downloads que possam representar um risco para sua segurança e privacidade. Configure limites para downloads: jogos e músicas grátis, barras de ferramentas animadas e outros downloads podem expor seu computador a spyware ou outro software indesejado. Dependendo da idade de seus filhos, você pode ensiná-los a não fazer download de software de fontes desconhecidas na internet ou pedir sua permissão antes de fazer o download de qualquer item. Isso pode ajudar a evitar a entrada de software indesejado em seu computador. Ajuste as configurações de segurança do navegador. Você pode ajudar a proteger seus filhos utilizando o navegador da Web. O Internet Explorer ajuda a controlar suas preferências de segurança e privacidade, permitindo-lhe atribuir níveis de segurança a sites.
Passo 3: monitore onde seus filhos vão online Talvez não seja possível estar presente sempre que seus filhos estão online. Mas é possível verificar mais tarde onde passaram o tempo online. Ao analisar a lista Histórico do Internet Explorer, é possível saber todos os lugares visitados por seus filhos. Pra ver o Histórico da Internet, clique no botão Histórico na barra de ferramentas do navegador.
Passo 4: lembre as crianças para que não falem com estranhos Bate-papo em tempo real, rede sociais e mensagens instantâneas podem ser uma ótima maneira para as crianças discutirem seus interesses e fazerem amizades. Mas, o anonimato da internet também pode colocar a criança em risco de ser vítima de impostores e predadores. Para ajudar a minimizar a vulnerabilidade de seu filho, ensine-o a tomar precauções como: Usar apenas o primeiro nome ou um apelido para se identificar; Nunca dar números de telefone ou endereço; Nunca enviar fotos dele mesmo; Nunca concordar em encontrar alguém que ele conheceu online sem supervisão; Para ajudar a proteger seus filhos de serem contatados por estranhos em mensagens instantâneas, configure seu software para permitir apenas contatos aprovados.
