Com tantas opções, aprender inglês é questão de escolha
Por Thatiana Mendes
A região sudeste da Flórida tem uma vantagem e desvantagem para os brasileiros: tem muito brasileiro! A vantagem é que tanto o clima quanto a cultura não causam tanto impacto, tornando a vida mais “confortável” tanto para aqueles que visitam ou decidem mudar-se para a região. A desvantagem é que o “sentir-se em casa” faz com que o inglês seja prejudicado. Muitos imigrantes brasileiros passam anos somente com um inglês básico.
Como diz Aloysio Vasconcellos, presidente do Brazilian Business Group, que incentiva o crescimento de uma comunidade bilíngue e multicultural, muitas pessoas, caso voltem para o Brasil, veem que pouco aprenderam para levar consigo. Por este motivo o BBG iniciou a Manhã Brasileira, que oferece não só aula de português a filhos de imigrantes, como também aulas de inglês para os pais, em Boca Raton.
Há diversas opções de escolas, de gratuitas a pagas, com visto de estudante ou não. Imigrantes ou não imigrantes podem adaptar seus horários aos cursos.
Em relação aos custos, vale destacar que Miami, por exemplo, sempre é mais caro. “O preço dos cursos varia de 350 a 500 dólares por semana para a maioria das escolas, dependendo muito da cidade em que se localizam”, explica Mari Exelrud, da diretoria da União de Estudantes da Barry University, onde está uma das unidades do ELS Language Centers (Miami Shores).
Algumas escolas, no entanto, reduzem o custo dependendo do número de semanas. A Zoni Language Center (Miami Beach) é uma delas. Se o aluno estudar na instituição por uma semana, vai pagar 279 dólares. Já no programa de 9 a 13 semanas o custo cai para 175 dólares (por semana).
Há ainda as escolas públicas, onde é possível encontrar cursos gratuitos, mas é preciso estar atento às especificações de seu tipo de visto, já que é uma alternativa com carga horária menor (geralmente são duas aulas de duas horas e meia por semana) – e quem possui o I-20 precisa estudar no mínimo 20 horas semanais. Nas escolas da comunidade, o aluno também precisará comprovar que mora na região.
“Para estudar nos Estados Unidos é necessário o visto de estudante e todos devem tirar o I-20. Esta é uma norma consular. Alguns brasileiros com visto de turismo podem estudar por poucas semanas e com restrições de horas. Mas sempre recomendamos que, caso o viajante seja estudante, ele entre com o visto adequado”, disse Samuel Lloyd, gerente de marketing do STB (Student Travel Bureau).
As instituições do tipo ESL (inglês como segunda língua) estão credenciadas a emitir o documento I-20. “As que funcionam junto a universidades [ESL department] possibilitam ao aluno obter visto de estudante e oferecem os mesmos privilégios dos demais alunos da universidade. Seus programas normalmente têm uma ênfase mais acadêmica”, diz Mari. De acordo com ela, a vantagem de estudar em centros de idiomas como o ELS da Barry University é que o estudante tem mais facilidade para entrar na universidade quando concluir os 12 módulos do programa de inglês.
• Profissionais recomendam que o aluno adquira alguma base em gramática e conversação antes de entrar na escola. As pessoas que se preparam com um vocabulário básico aproveitam melhor o curso e sofrem menos com o choque cultural.
• Quem está no nível básico deve optar por programas de, no mínimo, três meses.
• Para estudantes com conhecimento avançado, os cursos preparatórios para certificados como TOEFL e IELTS são os mais indicados.
• Business English também é uma boa opção para alunos do nível avançado.
• Community colleges oferecem aulas gratuitas ou com custos baixos. Podem ser encontradas em todos os estados, mas seus programas têm apenas duas ou três aulas semanais. Além disso, não são normalmente credenciadas a emitir o I-20.
• Aulas gratuitas também podem ser encontradas em bibliotecas e igrejas ou em teachers colleges.
• Caso esteja em busca de acomodação, casas de família proporcionam a imersão na cultura local e constante prática do idioma. Já as residências estudantis agregam mais liberdade, principalmente de horários.
Aqui você encontra algumas escolas de Inglês que vale a pena conferir:
ELS Language Centers
Barry University
11300 NE Second Avenue
Miami Shores, FL 33161
Tel: 305-899-3390
www.els.edu
Zoni Language Centers
1434 Collins Avenue, 2nd floor
Miami Beach, FL 33139
Tel: 305-674-1500
www.zoni.com
EF-International Language Schools
2469 Collins Avenue
Miami Beach, FL 33140
Tel: 305-538-8581
www.ef.com
Kaplan International Colleges
4425 Ponce De Leon Blvd
Coral Gables, FL 33146
Tel: 305-441-5323
www.kaplaninternational.com
University of Miami
5050 Brunson Dr., Coral Gables, FL 33124. Tel: 305-284-2211
Intensive English Program
Tel: 305-284-2752
www.iep.miami.edu
Embassy CES Fort Laudardale
Las Olas Circle - 200 SW 1st Avenue, Suite 108
Fort Lauderdale, FL 33301
www.embassyces.com
Language Exchange International
500 NE Spanish River Boulevard,
Suite 19, Boca Raton, FL 33431
Tel: 561-368-3913
www.languageexchange.com
Miami-Dade Public Schools
Tel: 305-995-1000
www.dadeschools.net
Broward Community Schools
Tel: 754-321-7600
www.browardcommunityschools.com
Para comentários e sugestões: CLIQUE AQUI
Colabore enviando um e-mail ao colunista.
Para ler a versão completa do Gazeta News CLIQUE AQUI
