Saúde: Coma bem, viva melhor!

Por Poliane Novaes

coma bem

O que realmente essa frase significa? Em um mundo onde a estética e o prazer de comer vem à frente da saúde, ela deixa de impactar e fazer com que muitos parem para pensar e raciocinar a respeito.

O que significa comer bem? O que significa para você viver melhor? Será o sucesso financeiro o responsável por vivermos melhor? Ouvimos falar que o dinheiro compra tudo, mas este comprará a saúde quando esta já estiver ameaçada?

Como desfrutar de bens materiais, momentos especiais sem saúde? Não existe nada pior do que estar acamado, com dor, sem disposição e forças para nada. Pois é isso que significa viver melhor, ter saúde para curtir as mínimas coisas da vida, os pequenos e grandes momentos, saúde para lutar, vencer, conquistar.

Você já parou para pensar que se você não se alimentar bem, mais cedo ou mais tarde desencadeará doenças? O alimento pode prevenir, ajudar a curar ou pode também desencadeá-las. É necessário conscientização quando o assunto é alimentação.

Muitas pessoas acreditam que comer bem, com qualidade, é viver de grelhado com salada, cortar carboidrato, mas se esquecem de que em nosso corpo o excesso ou a falta resultará em adaptação, que em longo prazo pode ser fatal.

Se alimentar bem significam, em primeiro lugar, você colocar sua saúde à frente das suas vontades. É dificil decidir mudar nossos hábitos alimentares, mas não é impossível. Não é necessário ser antissocial, carregar marmitas para as festas para comer bem, mas entender o alimento como nutriente e sua importância, e seguir uma regra alimentar, assim os excessos não te prejudicarão.

Nosso corpo é uma verdadeira máquina e para seu perfeito funcionamento necessitamos de nutrientes. Muitas pessoas pecam hoje pelo excesso ou ausência deles. Os maiores vilões têm sido os macronutrientes (carboidrato, proteína e gordura), pois esses são os fornecedores de calorias e não apenas a quantidade errada consumida, mas também a qualidade tem sido fator principal para a obesidade e desencadeamento de doenças provindas não apenas do excesso de peso, mas outras graves, como o câncer por exemplo.

É difícil orientar quanto à quantidade, pois é necessária uma avaliação individual, tendo em vista que cada pessoa possui necessidades específicas. Mas, só de melhorar a qualidade você já estará protegendo seu corpo contra várias doenças.

Fuja de carboidratos que possuem alto índice glicêmico, ou seja, aqueles que não contêm fibras, como farinha refinada e açúcares.

Cuidado com o tipo de gordura que você consome, prefira alimentos que contêm gorduras boas, as chamadas gorduras saturadas (isso não inclui a maioria dos snacks industrializados, fique atento), mas não exagere no seu consumo, lembrando que o excesso de gordura corporal também desencadeia o aparecimento de doenças.

Enfim, procure um profissional que te ensine a se alimentar bem e evite dietas restritivas visando apenas resultados estéticos, assim, sua saúde também melhorará e seu investimento valerá a pena.