Combustíveis: Medidas do governo podem ter pouco impacto no bolso dos consumidores.

Por Gazeta Admininstrator

O governo norte-americano, em meio à constante pressão para reduzir os altos preços dos combustíveis, disse no domingo(30) que sua estratégia para conter essa crise terá um impacto pequeno nos bolsos dos consumidores.

O chefe de Gabinete da Casa Branca, Josh Bolten, afirmou que a alta dos preços dos combustíveis é "um velho problema", e que é necessário diminuir a dependência do petróleo estrangeiro. O conflito no Iraque e os altos preços da gasolina tiveram grande influência na queda na popularidade do presidente americano, George W. Bush.

A fim de combater o problema dos combustíveis, Bush divulgou na semana passada várias medidas a serem adotadas. Entre elas se destacou a medida que visa não acrescentar mais petróleo aos depósitos da reserva estratégica do país para tentar conter a escalada de preços.

Em sua primeira entrevista desde sua posse ao cargo, em 14 de abril, Bolten disse ontem que "esse é um grande problema, que não será resolvido no curto prazo". "A solução desse assunto precisa de muitos anos".

Senadores norte-americanos, como a democrata Bárbara Boxer e seu colega republicano Trent Lott, e outros membros do Congresso solicitam que o governo seja mais atuante para se evitar que o preço da gasolina atinja níveis mais elevados. Eles sugeriram que o presidente Bush peça aos países produtores de petróleo que aumentem sua produção. Entretanto, insistiram que a verdadeira solução a longo prazo para este problema seria a diversificação das fontes energéticas.

Nas últimas semanas, o galão (3,78 litros) de gasolina nos Estados Unidos atingiu os US$ 3 e ainda há perspectivas de mais mudanças nas bombas.