Começa a cerimônia de posse de Obama

Por Gazeta Admininstrator

A cerimônia de posse do presidente eleito dos EUA, Barack Obama,
começou no início da tarde desta terça-feira, em Washington, com a apresentação do coral de meninos de São Francisco e a banda dos Fuzileiros Navais. Antes do aguardado discurso de Obama, previsto para acontecer entre 14h30m e 15h, a festa no Capitólio (sede do Congresso americano) terá ainda apresentações da cantora Aretha Franklin e dos instrumentisas Itzhak Perlman e Yo-Yo Ma, além de Gabriela Montero e Anthony McGill. A cerimônia está sendo transmitida ao vivo por TVs de dezenas de países.

Mas nem tudo é festa, segundo o Departamenoe de Segurança Interna dos EUA.
Autoridades investigam uma potencial ameça à cerimônia, informou a agência
Reuters. A ameaça, no entanto, é de "credibilidade incerta", segundo o porta-voz Russ Knocke. A equipe de Obama já foi avisada.
Nas suas últimas horas como presidente eleito, Obama asssistiu, de manhã, a uma cerimônia religiosa na Igreja de St. John, acompanhado pela futura
primeira-dama, Michelle. Em seguida, foi para a Casa Branca, onde se encontrou com George W. Bush e sua esposa, Laura, para um café da manhã.
De lá, Obama seguiu para o Capitólio, onde mais de dois milhões de pessoas devem acompanhar sua posse. A transmissão de poder de George W. Bush para Obama deverá ocorrer em uma hora. O futuro vice-presidente, Joe Biden, também já está no local.

Cinco horas antes do início da cerimônia, as saídas de estações de metrô
localizadas a mais de 20 quarteirões do local da posse já estavam lotadas de pessoas que caminhavam ainda no escuro em direção ao Mall - parque anexo ao Capitólio, onde foram instalados diversos telões para o público, que ficará a até três quilômetros de distância do presidente.
Apesar do frio, alguns preferiram acampar para serem os primeiros a passar pelo esquema de segurança montado para controlar quem vai acompanhar a posse. A temperatura no fim da manhã era de 6 graus abaixo de 0 e a máxima ao longo do dia deve ser de apenas 2 graus negativos.

Algumas pessoas teriam procurado o serviço de emergência temendo estar com
hipotermia, mas de acordo com a polícia não houve qualquer incidente grave
durante a manhã. Foram registrados atrasos na abertura dos portões da área
restrita a pessoas com convites e os acessos ao local ficaram congestionados.

Autoridades fizeram mudanças de última hora nas ruas que foram fechadas ao
tráfego e transferiram acessos ao centro da cidade. O congestionamento fez com que muitos ônibus parassem antes do ponto final para que os passageiros descessem e seguissem a pé para o Mall. No início dacerimônia, uma multidão lotava o local, pronta para a festa.

Saiba como será o restante do dia da posse:
1 - Posse
Entre 11h30m e 12h - o juramento ocorre nas escadas
do Capitólio diante 240 mil pessoas. O tema do discurso de posse será "um novo nascimento da liberdade", inspirado nos 200 anos do nascimento de Abraham Lincoln. Em seu discurso de posse, segundo seus assessores, o presidente recorrerá ao tema central da responsabilidade, tanto individual como do Governo e das empresas.

Após o almoço, haverá um almoço oficial para Obama, Biden, representantes do Congresso, autoridades e convidados no Capitólio. Obama então se despedirá de Bush.
2 - A parada:
14h30m - tradicionalmente começa no mesmo horário. Numa Limousine Cadillac, o presidente deixará o Congresso e percorrerá 2,7 quilômetros até o número 1.600 da Avenida Pensilvânia, a Casa Branca.

Participarão mais de 90 bandas de música, carros e grupos comunitários.
Estima-se que entre 300 mil e 350 mil pessoas acompanharão o desfile.
Segundo seu assessor político, David Axelrod, nesse mesmo dia Obama se reunirá com os principais comandantes militares para lhes pedir um plano de retirada do Iraque e prometerá o envio de mais tropas ao Afeganistão.
Ao longo da primeira semana, Obama também planeja emitir uma ordem executiva que abra o processo para fechar a prisão da base militar de Guantánamo, segundo seu porta-voz, Robert Gibbs.