Começa a semana nacional do teste do HIV

Por Gazeta Admininstrator

Além de suas praias e dos flamingos, o sul da Flórida também é conhecido como o epicentro da crise nacional do HIV/AIDS.

Broward e Miami-Dade têm a maior taxa de novas infecções por VIH e AIDS no país, com o condado de Palm Beach County logo atrás, de acordo com estatísticas federais de do Departamento dos EUA de Saúde e Serviços Humanos. A Flórida está entre os estados no topo do ranking no país com a maioria dos casos de HIV e AIDS.

É por isso que ativistas da comunidade contra a AIDS, como Donovan Thomas, fundador do Movimento de RCP, tem planos de tomar medidas para combater a crise de saúde na segunda-feira, dia 27, no "Dia Nacional de Teste de HIV." Seu grupo sem fins lucrativos de conscientização sobre o HIV/AIDS está fazendo de tudo para adultos jovens fazerem o teste em uma das várias clínicas gratuitas e de baixo custo durante a próxima semana.

"As pessoas precisam saber do seu status", disse Thomas. "Muitas pessoas que são infectadas não sabem."

No final de 2008, 20% das pessoas vivendo com HIV não estavam conscientes do seu status, de acordo com um relatório federal.

Organizações como o Comprehensive AIDS Program do Condado de Palm Beach estão trabalhando para sensibilizar e promover testes, disse Rik Pavlescak, diretor do programa.

"Nós estamos esperando para ver um aumento no número de testes que fazemos", disse Pavlescak. No ano passado, a organização testou cerca de cem pessoas no Dia Nacional do Teste de HIV, disse ele.

Este ano, o CAP, vai oferecer testes gratuitos em diferentes eventos de segunda a quinta-feira.

Um relatório recente do Departamento de Saúde da Flórida, disse que novos casos de HIV em Palm Beach aumentaram 38% durante o primeiro trimestre de 2011 em relação ao ano anterior - de 74 em 2010 para 102 em 2011. Em Broward, o número de novos casos aumentou em 1,5% no mesmo período.

A campanha de conscientização será fortemente orientada para os hispânicos e Africano-americanos. "Infelizmente, as minorias são desproporcionalmente afetadas", disse Pavlescak.

Em 2009, Africano-americanos responderam por 48% dos residentes da Flórida vivendo com HIV e latinos representaram 20%, de acordo com um relatório do Departamento de Saúde da Flórida.

Para incentivar testes, a CAP estará dando cartões de doação de US $ 5 para as lojas locais em locais designados para cada pessoa que "descobre seu status."

"É uma doença administrável", disse Pavlescak. "É possível viver uma vida longa e saudável."
Para informações sobre onde fazer o teste, acesse os sites:

http://www.browardchd.org, http://www.pbchd.com, ou www.sunsentinel.com/hivtest.