Começa em Havana negociação entre o governo da Colômbia e as Farc

Por Gazeta News

63omx45e6sdb4j7oulm2ofbs3

O governo da Colômbia e as Farc iniciaram, no dia 19, em Havana, a segunda fase do diálogo de paz, que tem como primeiro tema de debates a questão agrária no país sul-americano. As informações são da agência “EFE”.

O começo da reunião foi precedido pelo anúncio das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) de um cessar-fogo unilateral a partir de amanhã até 20 de janeiro de 2013.

A equipe negociadora do governo de Juan Manuel Santos, que é liderada pelo ex-vice-presidente Humberto de la Calle, foi a primeira a chegar ao Palácio de Convenções de Havana, palco das negociações, que foram abertas oficialmente em Oslo (Noruega) no mês passado e são fruto de um acordo obtido pelas duas partes em agosto, após seis meses de conversas secretas.

Meia hora depois, chegaram os negociadores das Farc, liderados pelo número dois da guerrilha, Luciano Marín Arango (conhecido como "Ivan Márquez"). Um dos membros da delegação levava uma silhueta em papelão em tamanho natural de Juvenal Ovidio Ricardo Palmeira, conhecido como "Simón Trinidad", também negociador designado pelas Farc, mas que está preso nos Estados Unidos.

Cuba e Noruega atuam como fiadores do diálogo, e Chile e Venezuela como acompanhantes.

Mais de 120 jornalistas de 42 veículos de imprensa de 16 países estão na entrada do Palácio de Convenções para cobrir a chegada das delegações.